Seminário Alfabetiza RJ, um dia de reflexão sobre o direito à alfabetização na idade certa

Por: Instituto João e Maria Backheuser| Notícias| 20/11/2023

POSSE DO Comitê Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Estado do RJ

POSSE DO Comitê Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Estado do RJ

O Instituto João e Maria Backheuser promoveu, em parceria com Undime/RJ, Seeduc-RJ, Parceiros da Educação Rio e Fundação Cesgranrio, o seminário ‘Alfabetiza RJ’, voltado, especialmente, para Dirigentes Municipais de Educação e seus/suas Coordenadores(as) de Alfabetização. O evento aconteceu, no dia 19 de outubro de 2023, no Teatro Cesgranrio. O encontro teve como objetivo apoiar a implementação do Compromisso Criança Alfabetizada no Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo é garantir que 100% das crianças da rede pública estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. 

“Acreditamos muito que, sem essa união entre os entes federativos e a sociedade civil organizada, não vamos conseguir os avanços de que o Rio de Janeiro precisa na educação. Ficamos felizes de fazer parte desse grande movimento em prol da alfabetização da na idade certa”, disse Teca Pontual, diretora-executiva do Instituto João e Maria Backheuser.

O evento contou com a presença de representantes de 87 das 92 secretarias de educação dos municípios do Rio de Janeiro, além de representantes do Conselho Estadual de Educação do RJ – CEE/RJ, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Uncme/RJ, da Comissão de Educação da Alerj e de representantes do terceiro setor. 

No Seminário, o estado do Rio de Janeiro deu um passo importante na direção da implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Foi empossado por Roberta Barreto, secretária estadual de Educação do Rio, o Comitê Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Estado do RJ, que reunirá representantes da Secretaria de Educação do Estado do Rio, da União dos Dirigentes Municipais de Educação, da União Nacional dos Conselhos Municipais, do Conselho Estadual de Educação e das articuladoras do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no estado.

ACESSE AQUI A APRESENTAÇÃO DOS PAINÉIS

A Secretária Roberta Barreto e Osório Luís Figueiredo, presidente da Undime-RJ, apresentaram o painel “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Estado do RJ”. Roberta enfatizou a importância da alfabetização na jornada escolar dos alunos e reiterou a necessidade de uma política educacional sólida no Rio de Janeiro. Osório, por sua vez, nos lembrou de que a alfabetização deve ser uma prioridade, mas também destacou a necessidade de apoiar nossos professores durante o processo de recuperação das aprendizagens dos alunos, afetados pela pandemia.

Mônica Silva, coordenadora geral de Alfabetização do Ministério da Educação, e Renan Ferreirinha, secretário de Educação do Rio, compartilharam suas visões no painel “Repasses para o Estado e Municípios”. Mônica destacou uma pesquisa do Ministério da Educação que trouxe um dado alarmante: em 2021, 56,4% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental não estavam alfabetizados, um quadro preocupante agravado pela pandemia.

“Esse dado precisa nos incomodar enquanto  país. E esse dado precisa incomodar o Rio de Janeiro”, enfatizou.

Por sua vez, Ferreirinha ressaltou o desafio histórico enfrentado pelo Rio de Janeiro:

“Temos na cidade do Rio quase 100 mil alunos de 1º e 2º anos, em 1.550 escolas, que precisam ser alfabetizadas”, disse ele, frisando que é crucial compartilhar boas práticas: “Temos experiências de sucesso no país, como no Ceará, que podem nos inspirar”.

A alfabetização é um direito fundamental, e juntos, podemos fazer a diferença! Para você que quer saber mais sobre as discussões desse dia incrível, clique aqui para assistir à gravação do Seminário. 

“Sem essa união entre os entes federativos e a sociedade civil organizada, não vamos conseguir os avanços de que o Rio de Janeiro precisa na educação”, disse Teca Pontual, diretora-executiva do Instituto João e Maria Backheuser.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional