Campanhas da Sociedade Civil arrecadam alimentos para o Natal de pessoas em situação de vulnerabilidade 

Por: GIFE| Notícias| 12/12/2022

Foto Beatriz Domingues/ Coalizão Negra por Direitos

A Ação Cidadania há 28 anos promove a mobilização solidária da sociedade civil “Natal sem fome”, que promove uma celebração digna para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com a organização, ao longo desses anos foram arrecadados mais de 36 milhões e 500 mil quilos de alimentos entregues a mais de 22 milhões de pessoas.

A campanha conta com a colaboração de empresas e pessoas físicas. Quem tiver interesse em doar basta acessar o site até o final de dezembro, ou através do PIX: [email protected].

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN) mostram que 33 milhões de brasileiros passam fome. No total, 125,2 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar, devido a fatores como alto preço dos produtos. 

Outra organização que também está arrecadando alimentos para o Natal é a Coalizão Negra Por Direitos, responsável pela campanha “Tem gente com fome, por um Natal com comida no prato”. É possível doar pelo site ou Pix: CNPJ – 11.140.583/0001-72.

A Central Única das Favelas (CUFA) também arrecada alimentos a serem doados para famílias vulneráveis de todo o país. A expectativa da organização é juntar 25 mil toneladas de alimentos em 2022 para o “Natal da Cufa”. Empresas e pessoas físicas podem colaborar com a campanha através do PIX: [email protected].

Através da plataforma “Para Quem Doar” também é possível conhecer outras organizações da sociedade civil que atuam com doações de alimentos para amenizar a fome durante todo o ano, mas em especial no Natal.


Apoio institucional