“Carta de Alter” apresenta propostas para manter a Amazônia viva

Por: GIFE| Notícias| 05/09/2022

O Fórum Amazônia Sustentável lança, nesta segunda, 5 de Setembro, a “Carta de Alter” contendo 14 propostas para manter a Amazônia com a floresta em pé e garantir direitos para as populações da região. O documento foi elaborado durante o Fórum Amazônia Sustentável, realizado em Alter do Chão (PA), em julho de 2022.

Dentre as propostas da Carta de Alter estão retomar as políticas relacionadas à prevenção e controle do desmatamento; remover invasores das áreas protegidas; combater à violência e proteger os povos e comunidades tradicionais; fortalecer e valorizar as cadeias produtivas e iniciativas da sociobiodiversidade de comunidades; demarcar territórios dos povos e comunidades tradicionais; combater a fome, articulando a destinação de terras à inclusão produtiva sustentável e colocar a política climática no centro do poder.

A carta ainda tem como objetivo contribuir para os debates do processo eleitoral, assim como para o desenvolvimento sustentável e fortalecimento de iniciativas e políticas públicas e privadas em prol da região amazônica.

Desde 2019, o desmatamento na Amazônia teve um crescimento expressivo, com a perda acumulada de aproximadamente 21% da área de floresta. Somado a fatores como a pressão constante ao bioma, ataques aos seus povos e comunidades tradicionais, e o avanço do garimpo ilegal em terras indígenas, as ameaças à região amazônica são muitas e preocupam a comunidade global. 

A Carta de Alter do Fórum Amazônia Sustentável é dirigida à sociedade brasileira com a intenção de contribuir para os debates nas eleições. Além de pensar no fortalecimento de iniciativas de políticas públicas e Investimento Social Privado (ISP).

O Fórum é coordenado por nove organizações: Instituto Ethos, Instituto Socioambiental (ISA), Projeto Saúde e Alegria, Natura, Fundação Konrad Adenauer, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Grupo de Trabalho Amazônico, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro e Reos Partners

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional