Cartilha traz panorama sobre G20 e mudanças climáticas

Por: GIFE| Notícias| 22/04/2024
crise climática e desigualdades

A publicação traz um panorama geral sobre a relação entre G20 e o debate climático, além de informações históricas sobre o grupo e seu quadro organizacional 

As mudanças climáticas têm sido um assunto com cada vez mais espaço no G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, responsáveis por cerca de 80% das emissões de gases de efeito estufa do planeta. Buscando apresentar um panorama geral sobre esse aspecto, o  Instituo Clima e Sociedade (iCS) lançou a cartilha “G20 e o Clima”. A publicação está disponível gratuitamente. 

Apesar de não ser um  fórum específico sobre o clima, o G20, pelo espaço estratégico que ocupa na política internacional, tem um papel importante na busca por soluções climáticas. Pontos que são alinhados na cartilha do iCS com o intuito de aproximar o leitor do assunto. Para Ricardo Batista, coordenador de Assuntos Internacionais do GIFE, a publicação traz duas grandes contribuições para o debate público. 

“A primeira grande contribuição deste documento é a simplificação da linguagem. A segunda, é estabelecer e reforçar a conexão necessária entre clima e economia”. Ele relembra um ponto fundamental: o G20 reúne as 20 principais economias que correspondem a cerca de 80% do PIB mundial, 2/3 da população e 75% do comércio internacional. 

“Pautar o tema mais urgente do nosso tempo em um fórum como o G20, é pavimentar caminhos para soluções integradas e economicamente orientadas para um novo modelo de desenvolvimento que nos conduza à superação da crise climática”, avalia o coordenador.  

Nesse sentido, a presidência brasileira do G20 estipulou como um de seus principais eixos temáticos o “enfrentamento das mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental”. O que revela uma preocupação que visa tirar do papel o traçado rumo a uma economia mundial de baixo carbono, como destaca trecho da cartilha:

“A urgência das ações necessárias para frear o aquecimento global exige que o tema seja transversal a todos os debates. Também se impõe a necessidade cada vez mais imediata de mobilização de recursos financeiros para custear essa transição econômica.”

Faça o download da cartilha


Apoio institucional