Organizações da sociedade civil produzem material simplificado sobre o G20

Por: GIFE| Notícias| 08/04/2024

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O G20 – grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Africana e União Europeia – foi criado com o intuito de fortalecer uma rede de cooperação econômica e política a nível internacional. Presidido pelo Brasil em 2024, o grupo rotineiramente debate temas complexos que vão desde política externa à justiça social. Buscando simplificar esse entendimento, bem como sua trajetória até aqui, organizações e redes da sociedade civil criaram o “Caderno para entender o G20”. 

Disponível em formato digital, o material é resultado da parceria do BRICS Policy Center (BPC) com a rede Jubileu Sul, produzido coletivamente com organizações e redes da sociedade civil, dentre elas a Abong e a Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (REBRIP). “Esperamos que esse caderno seja útil para subsidiar a sociedade civil, a imprensa, acadêmicos, entre outros atores”, diz trecho da publicação. 

Composto por 42 páginas, além de um panorama histórico, a publicação também detalha a organização interna do G20, apresentando setores como a trilha política,  grupos de trabalho, bem como os temas prioritários trabalhados pela presidência brasileira e aspectos críticos sobre a experiência da sociedade civil com o G20. 

Acesse aqui o Caderno para entender o G20


Apoio institucional