Casa Fluminense lança guia de boas práticas para agendas locais

Por: GIFE| Notícias| 26/07/2021
Publicação lançada pela Casa Fluminense traz um olhar territorial para a Agenda 2030 das Nações Unidas e busca inspirar políticas públicas

A Casa Fluminense, iniciativa criada em 2013 com o objetivo de potencializar lideranças sociais periféricas por meio de uma agenda comum, acaba de lançar o Guia para Agendas Locais 2030: territorialização dos ODS em periferias metropolitanas

Publicação lançada pela Casa Fluminense traz um olhar territorial para a Agenda 2030 das Nações Unidas e busca inspirar políticas públicasO material foi criado a partir de um movimento de escuta da organização com outras instituições, o que deu origem à Agenda Rio 2030, que aborda os mesmos temas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), só que com um olhar metropolitano.

O debate fortaleceu a elaboração da publicação, que foi inspirada nas agendas locais de proposição de políticas públicas estruturais e emergenciais para o enfrentamento à pandemia. As agendas foram criadas no ano passado com o apoio do GT Agenda 2030 e financiamento da União Europeia. 

O Guia visa consolidar a metodologia de pautas locais, que pode ajudar lideranças e coletivos na criação de propostas de ações para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de sua região. 

Além disso, a publicação também pode apoiar a criação de redes de organizações em defesa dos territórios, à luz das cinco localidades que já construíram suas agendas: Japeri, Maré, Queimados, Santa Cruz e São Gonçalo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional