Coleção de e-books trata da avaliação e seus mecanismos para o ISP

Por: GIFE| Notícias| 25/02/2019

Por que é importante fazer avaliação? Como é possível organizar um processo avaliativo? Como incentivar essa cultura em uma organização? Essas são algumas das dúvidas respondidas no material Avaliação no Investimento Social Privado, uma série de três e-books produzido pelo GIFE em parceria com a Nossa Causa.

Elaborados por especialistas, os conteúdos foram baseados no Ciclo de Encontros de Avaliação, realizado em 2016 e 2017 em uma parceria entre GIFE, Fundação Itaú Social e Fundação Roberto Marinho. O conteúdo foi construído a partir das discussões entre os especialistas durante o Ciclo, além de outras referências teóricas.

O primeiro ebook, Criar condições para avaliar, corresponde ao primeiro evento do Ciclo, que tratou do momento pré-avaliação. O material reúne dicas e informações sobre a construção de perguntas relevantes, o desenvolvimento da cultura de avaliação, o envolvimento de diferentes atores no processo e a definição da finalidade da avaliação para determinada organização.

Entre as contribuições do primeiro e-book estão, por exemplo, oito dicas sobre a cultura avaliativa. Algumas delas são: entender e analisar o nível de desenvolvimento em que a cultura organizacional se encontra e delinear onde se pretende chegar, incorporar a ideia de aprendizagem à área de avaliação e monitoramento no contexto organizacional, investir na formação técnica sobre avaliação e monitoramento da equipe implementadora, construir instrumentos simples e padronizados para acompanhamento das ações, entre outras. Também há contribuições sobre finalidade das avaliações e perguntas avaliativas.

O segundo livro digital, intitulado Definir o caminho metodológico mais adequado, refere-se ao segundo e terceiro eventos do Ciclo de Encontros, que reuniram especialistas para tratar do momento durante a avaliação, com exposição de suas experiências além da análise de casos práticos.

Nesse capítulo, foram delimitados três orientadores do desenho metodológico: contexto, perfil  e modelo de impacto do projeto. O contexto inclui quais decisões precisam ser tomadas para realizar a avaliação, como sua finalidade e foco, elaboração de perguntas avaliativas, mapeamento de indicadores e evidências e balanço entre o ideal e o possível. Já no perfil do projeto, são determinados objetivos, duração, abrangência geográfica, público-alvo, orçamento e resultados esperados. Finalmente, no modelo de impacto são considerados pontos como medição do efeito da intervenção, efetividade social do projeto e mudança na realidade social.

Com o título Comunicar e utilizar a avaliação de maneira efetiva, o e-book três, construído a partir do quarto e último evento do Ciclo de Encontros de Avaliação 2016-2017, reúne conceitos relacionados aos cuidados necessários para comunicar as avaliações, como planejar e delinear as características da comunicação desde o início do processo avaliativo e também as condições que contribuem para o uso efetivo da avaliação, como conceber a própria avaliação como parte de um processo mais amplo, o envolvimento dos atores ao longo da realização e a geração de informações úteis.  

A realização dos e-books teve a parceria da Nossa Causa, Conhecimento Social e Move Social. O download dos livros digitais pode ser realizado neste link.


Apoio institucional