Compromisso 1% busca incentivar empresas a transformarem lucros em impactos sociais

Por: GIFE| Notícias| 02/09/2024

Imagem: Istock Photo

Iniciativa liderada pelo  Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e o Instituto MOL, o Compromisso 1% tem buscado minimizar os desafios referentes à cultura da doação corporativa no Brasil. Inspirado na prática estadunidense, o movimento tem o objetivo de influenciar empresas e entidades brasileiras a doarem parte do lucro líquido a organizações da sociedade civil (OSCs) e causas de interesse público. 

De acordo com dados do Mapa das Organizações da Sociedade Civil, em 2023 o Brasil contava com mais de 879 mil OSCs que atuam em diversas frentes, como educação, saúde, cultura e meio ambiente. Entidades sem fins lucrativos, essas organizações veem na captação de recursos um de seus principais desafios, tendo em vista que o Monitor de Doações mostrou que durante o ano passado houve uma queda de quase 70% nas doações para OSCs.

Inspirado no Pledge 1%, movimento estadunidense que reúne mais de 15 mil signatários, o Compromisso 1% procura ampliar o investimento social privado (ISP) propondo a união de empresas que doam pelo menos 1% do seu lucro líquido anual, bem como aquelas que se comprometem a alcançar esse objetivo em até dois anos. Para Paula Fabiani, CEO do IDIS, essa é uma responsabilidade que necessita ser fortalecida com o intuito de impulsionar a mudança social do país.

“Temos no Brasil organizações sérias que trabalham há muito tempo e de forma impactante, e financiar a atuação e o fortalecimento dessas iniciativas é o que vai garantir a transformação social no médio e longo prazo do país, e este avanço também é responsabilidade das empresas”, destaca. Compromisso que se mostra ainda mais necessário após o Brasil deixar de figurar entre as 20 nações que mais realizam doações no mundo, despencando para a 89ª posição, como mostram dados da pesquisa World Giving Index.

Potencial para doações

Além disso, a publicação Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) mostrou que, em 2022, empresas doaram R$ 4,02 bilhões, valor que correspondeu a cerca de ⅓ do total doado por pessoas físicas segundo a Pesquisa Doação Brasil 2022, do IDIS. Naquele mesmo ano, as doações individuais chegaram à marca de R$12,8 bilhões

“Queremos subir a régua das doações corporativas, pois sabemos que há potencial para mais recursos serem doados do que o que observamos atualmente”, completou Paula Fabiani. Dentre as empresas e entidades que abraçam a causa do Compromisso 1%, estão: Cyrela, fama re.capital, Gaia Impacto, MOL, Impacto, Pantys, PwC, TozziniFreire Advogados, RD Saúde, entre outras. 

“Desde 2021 a RD Saúde assumiu o compromisso de investir 1% de nosso lucro líquido em ações que promovam a saúde integral. Além disso, esperamos que o nosso posicionamento possa influenciar positivamente outras empresas a fortalecerem a cultura de doação no Brasil”, frisa Maria Izabel Toro, gerente executiva de Investimento Social da RD Saúde

O site oficial da iniciativa será lançado no próximo dia 4 de setembro, durante o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais, que acontece no Espaço Boulevard JK, em São Paulo. Com atividades que acontecerão durante todo o dia, a previsão é que o lançamento seja realizado no turno da  tarde, às 16h20. O evento também será transmitido virtualmente pelo canal do Youtube do IDIS

“Acreditamos que, dessa maneira, o movimento vai promover impactos positivos no terceiro setor, a médio e longo prazo, e os principais benefícios certamente serão a redução das desigualdades e, também, o fortalecimento da cultura de doação e da filantropia corporativa no país”, finaliza Paula Fabiani. 


Apoio institucional