Edital da L’Oréal e UNESCO visa apoiar pesquisas de cientistas mulheres

Considerando a diferença entre a presença de homens e mulheres nas chamadas carreiras STEM, da sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, algumas iniciativas têm surgido para incentivar que o público feminino ocupe carreiras majoritariamente ocupadas por homens. Para selecionar e premiar mulheres que atuam em um dos diversos campos das ciências estão abertas as inscrições para o programa “Para Mulheres na Ciência”.

A iniciativa da L’Oréal em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) irá selecionar sete projetos científicos para serem desenvolvidos ao longo de um ano. Podem participar da chamada pesquisadoras com projetos de pesquisa de duração de um ano nas áreas de Ciências da Vida (biomédicas, biológicas e da saúde), Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.

Além de ter desenvolvido alguma pesquisa no Brasil nos últimos quatro anos, é requisito para participação que a pesquisadora tenha concluído doutorado a partir de 2012 e que a pesquisa a ser desenvolvida esteja atrelada a uma instituição brasileira adequada ao projeto.

Além disso, as organizadoras da chamada incentivam que as pesquisadoras participem de palestras, aulas e workshops para promover a participação de meninas e mulheres nessas áreas e carreiras.

Seleção e inscrição

As cientistas serão selecionadas por um júri composto por 14 pesquisadores, membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), um representante da L’Oréal Brasil e um representante da UNESCO no Brasil. O comitê irá considerar os critérios qualidade e impacto do projeto, além de avaliar o trabalho anterior da candidata.

As interessadas em participar devem realizar a inscrição até 30 de abril a partir do preenchimento do formulário disponível neste link, envio de um mini resumo da pesquisa e sua importância prática ou teórica, além do próprio projeto de pesquisa.

O anúncio das sete pesquisadoras selecionadas está previsto para agosto, enquanto a premiação acontecerá em uma cerimônia realizada em São Paulo em outubro. Cada uma receberá R$ 50 mil para desenvolvimento da pesquisa durante doze meses.

Todas as regras da chamada estão no regulamento, disponível no site do prêmio.

Related news

Apoio institucional