Prêmio internacional busca iniciativas criativas de mulheres em áreas rurais

Até 30 de abril estão abertas as inscrições para o Prize for womens’s creativity in rural life. A iniciativa, da organização internacional Women’s World Summit Foundation (WWSF), chega à sua 26ª edição em 2019 com o objetivo de selecionar e premiar mulheres e grupos de mulheres que usam a coragem e a criatividade para melhorar a qualidade de vida e empoderar comunidades rurais em diferentes partes do mundo.

O público feminino é responsável por mais de 50% da força de trabalho no cultivo intensivo de arroz na Ásia, representa 30% do trabalho agricultor em países industrializados e produz entre 60 e 80% de suprimentos alimentares básicos na África Subsaariana e Caribe. Somados a esses dados, está o fato de que mulheres rurais representam mais de um quarto da população mundial e 500 milhões delas vivem abaixo da linha da pobreza.

Desde quando a premiação foi criada em 1994, 442 reconhecimentos foram distribuídos. Em 2019, entre cinco a dez mulheres serão escolhidas para receber mil dólares cada (cerca de R$ 4.000) como reconhecimento.

Podem participar da chamada candidatas que desenvolvam trabalhos relacionados a desenvolvimento sustentável, direitos humanos, meio ambiente e mudanças climáticas, construção da paz, fim da violência e incentivo ao empoderamento de outras mulheres. A ideia é, ao premiar essas iniciativas, contribuir para a erradicação da pobreza rural e empoderamento feminino.

Seleção e inscrições

Alguns critérios usados para a seleção são eliminatórios, como o fato de o prêmio ser destinado a projetos bem sucedidos e em andamento, ao contrário de ações futuras. Além disso, o histórico da nomeada deve deixar clara sua criatividade, coragem e esforços para melhorar a vida em comunidades rurais.

O júri será composto por membros da mesa diretora da WWSF na Suíça, Canadá, Índia e Camarões.

As inscrições devem ser enviadas via Correios até dia 30 de abril a partir do preenchimento deste formulário. Vale ressaltar que as mulheres ou grupos devem ser nomeados ao prêmio por alguém que tenha relação com o trabalho desenvolvido. As vencedoras serão anunciadas no dia 1º de outubro e celebradas no dia 15 do mesmo mês, que marca o Dia Internacional da Mulher Rural.

Notícias relacionadas

Mulheres que atuam na Agroecologia irão receber premiação especial no Prêmio de Tecnologia Social da Fundação BB

Uma das principais premiações do terceiro setor no país, organizada pela Fundação Banco do Brasil, está com inscrições abertas até o dia 21 de abril para receber propostas do Brasil, da América Latina e do Caribe. O Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social reconhece e certifica iniciativas como boas práticas  e que podem ser reaplicadas em todas as localidades do país.

Edital busca novas empresas de mídia lideradas por mulheres

Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Novos Empreendimentos (NVL de Novo Ventures Lab). O edital da organização Chicas Poderosas busca selecionar empresas lideradas por mulheres para participar de um processo de tutoria com vinte semanas de duração com o objetivo de aprender mais sobre mídia digital independente. As inscrições vão até 20 de novembro.