Prêmio internacional busca iniciativas criativas de mulheres em áreas rurais

Por: GIFE| Notícias| 08/04/2019

Até 30 de abril estão abertas as inscrições para o Prize for womens’s creativity in rural life. A iniciativa, da organização internacional Women’s World Summit Foundation (WWSF), chega à sua 26ª edição em 2019 com o objetivo de selecionar e premiar mulheres e grupos de mulheres que usam a coragem e a criatividade para melhorar a qualidade de vida e empoderar comunidades rurais em diferentes partes do mundo.

O público feminino é responsável por mais de 50% da força de trabalho no cultivo intensivo de arroz na Ásia, representa 30% do trabalho agricultor em países industrializados e produz entre 60 e 80% de suprimentos alimentares básicos na África Subsaariana e Caribe. Somados a esses dados, está o fato de que mulheres rurais representam mais de um quarto da população mundial e 500 milhões delas vivem abaixo da linha da pobreza.

Desde quando a premiação foi criada em 1994, 442 reconhecimentos foram distribuídos. Em 2019, entre cinco a dez mulheres serão escolhidas para receber mil dólares cada (cerca de R$ 4.000) como reconhecimento.

Podem participar da chamada candidatas que desenvolvam trabalhos relacionados a desenvolvimento sustentável, direitos humanos, meio ambiente e mudanças climáticas, construção da paz, fim da violência e incentivo ao empoderamento de outras mulheres. A ideia é, ao premiar essas iniciativas, contribuir para a erradicação da pobreza rural e empoderamento feminino.

Seleção e inscrições

Alguns critérios usados para a seleção são eliminatórios, como o fato de o prêmio ser destinado a projetos bem sucedidos e em andamento, ao contrário de ações futuras. Além disso, o histórico da nomeada deve deixar clara sua criatividade, coragem e esforços para melhorar a vida em comunidades rurais.

O júri será composto por membros da mesa diretora da WWSF na Suíça, Canadá, Índia e Camarões.

As inscrições devem ser enviadas via Correios até dia 30 de abril a partir do preenchimento deste formulário. Vale ressaltar que as mulheres ou grupos devem ser nomeados ao prêmio por alguém que tenha relação com o trabalho desenvolvido. As vencedoras serão anunciadas no dia 1º de outubro e celebradas no dia 15 do mesmo mês, que marca o Dia Internacional da Mulher Rural.


Apoio institucional