Edital estimula práticas que contribuem para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Por: GIFE| Notícias| 25/06/2018Como uma forma de incentivar e dar visibilidade às ações que contribuam para o cumprimento das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Governo Federal lançou a primeira edição do Prêmio ODS Brasil. As inscrições podem ser realizadas até 29 de junho a partir do preenchimento dos formulários disponíveis no site.
Ao todo, 193 países, incluindo o Brasil, assinaram um Protocolo Internacional na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), realizada em setembro de 2015, no qual se comprometeram a adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, de forma a alcançar as metas estabelecidas até 2030.
A ideia é premiar práticas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que tenham gerado ações transformadoras no contexto do território onde são realizadas. Elas podem ser desenvolvidas por governos estaduais e municipais, Distrito Federal e pela sociedade civil. Entretanto, é requisito que estejam em funcionamento há, pelo menos, um ano.
Dessa forma, os proponentes serão divididos em quatro categorias: governos (para ações desenvolvidas pela administração direta ou indireta dos estados e municípios); organizações com fins lucrativos (para ações desenvolvidas pelo setor produtivo e outras organizações da sociedade com fins lucrativos); organizações sem fins lucrativos (para ações desenvolvidas por organizações da sociedade sem fins lucrativos); e instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas e privadas.
Além de premiar iniciativas que tenham se destacado e produzido impactos positivos, o prêmio também tem como objetivo contribuir para a formação de um “banco de práticas” que servirá de referência para a implementação e a disseminação da Agenda 2030.
O júri responsável por escolher as ações será composto por nove profissionais que irão considerar os seguintes critérios: aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, resultados gerados pelas iniciativas, participação dos beneficiários, replicabilidade, possíveis parcerias, convergências com políticas públicas vigentes, entre outras.
Saiba mais
A lista do resultado final do prêmio também será divulgada no site, em novembro. Todas as informações podem ser consultadas no regulamento, disponível neste link.