‘Educação Mão na Massa’ é tema de novo guia do Porvir

Por: GIFE| Notícias| 05/12/2016

O Porvir, iniciativa de comunicação e mobilização social do Instituto Inspirare, lançou um guia temático sobre Educação Mão na Massa, uma das tendências que está transformando a escola. O material é um conteúdo especial produzido em parceria com o MundoMaker e o WE FAB e apresenta o conceito da educação “mão na massa”, que envolve os alunos em atividades práticas, promovendo o aprendizado a partir da experimentação e do fazer.

Para inspirar educadores, o especial oferece o quiz “O quanto você coloca a mão na massa?” e um vídeo de um Fab Lab em 360º. O material ainda traz ferramentas, podcasts com especialistas, pesquisas e textos de referências, infográficos para quem deseja trabalhar com essa tendência na escola. Mostrar também exemplos concretos de escolas que adotaram a metodologia “mão na massa”.

A editora do Porvir, Tatiana Klix, conta que a ideia de produzir o guia veio por conta do aumento da relevância desta temática nas escolas do mundo todo e pela própria demanda dos jovens. A pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, realizada pelo Porvir em parceria com a Rede Conhecimento Social com mais de 132 mil jovens, mostrou que 36% deles acreditam que, para aprender mais, a escola dos sonhos deveria ter atividades práticas ou resolução de problemas.

“A educação mão na massa, além de ser mais atrativa e resgatar o interesse de crianças, adolescentes e jovens pelo aprendizado, tem potencial de transformar os estudantes em protagonistas. Nesse processo que aproxima a escola do mundo real, eles aprendem mais e reconhecem o significado do que aprendem”, comenta Tatiana.

Um dos exemplos retratado no guia é o do Colégio Nave Recife, que promove parte do aprendizado por meio da construção de vídeos, jogos e aplicativos. Tanto os educadores quanto os alunos relatam benefícios deste tipo de aprendizado. Os professores indicam que os estudantes se tornam mais motivados e os alunos conseguem desenvolver habilidades como colaboração, respeito, liderança e criatividade.

“O desenvolvimento integral é um benefício para os estudantes, que se tornarão mais aptos a resolver problemas e enfrentar desafios pessoais e profissionais, mas também para a sociedade, que contará com pessoas com capacidade de se relacionar com os outros e com o ambiente de forma mais saudável e sustentável”, completa Tatiana.

O Guia Mão na Massa é o quarto produzido pelo Porvir sobre as principais tendências em educação. Já foram elaborados materiais sobre Personalização do Ensino, Socioemocionais e Tecnologia na Educação.

Acesse

O material está disponível para no site: http://porvir.org/especiais/maonamassa/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional