Empresas de Mato Grosso se reúnem para formar uma Rede de Investidores Sociais visando atuação conjunta em projetos sociais

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 19/07/2021

Cada vez mais as empresas vêm somando esforços em ações sociais para as comunidades. Isso ficou ainda mais latente com a pandemia de Covid-19 e os impactos na economia, emprego e segurança alimentar da população. Segundo a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) já são mais de R$ 7 bilhões doados por empresas desde que a pandemia começou no Brasil.  

Na busca por construir um campo da filantropia e investimento social privado (quando empresas destinam parte de seus orçamentos, de maneira voluntária e planejada, para projetos sociais) mais estratégico, vem crescendo ações colaborativas, envolvendo diversos parceiros. Em Mato Grosso, um exemplo foi o Fundo Um Por Todos e Todas Contra a COVID-19, coordenado pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e que envolveu cerca de 10 empresas e entidades parceiras e doadores, tendo arrecadado cerca de R$ 6,5 milhões e distribuído cerca de 95 mil cestas básicas, beneficiando mais de 370 mil pessoas. 

 A partir dessa bem-sucedida iniciativa e partindo da percepção de que nenhuma empresa, organização ou indivíduo sozinhos são capazes de resolver os complexos problemas sociais brasileiros, a FALM, responsável pelas ações de Investimento Social Privado da AMAGGI, se juntou ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), a Unimed Cuiabá e outras empresas na criação da Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT), que foi lançada oficialmente em uma reunião on-line no dia 16 de junho.  

 A Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso tem como missão ampliar o impacto e os resultados das ações filantrópicas e de investimento social em Mato Grosso por meio da ação coletiva e coordenada de investidores sociais, gerando benefícios mensuráveis e permanentes para a região.  

 O lançamento contou com a participação da presidente do Conselho Curador da Fundação Tide Setubal e do Conselho do GIFE, Neca Setubal, que falou da importância da criação de redes como a RIS-MT. “É importante pois institucionaliza um compromisso perante a sociedade. Mostra para a sociedade que existe um grupo de empresas e organizações que estão comprometidas com a melhoria da qualidade de vida, e em busca de encontrar meios para contribuir com a sociedade como um todo. Fico muito feliz ainda de ver ações como essas fora do eixo Rio-São Paulo e com certeza Mato Grosso irá ganhar muito com isso”, pontuou Neca 

Para a presidente da FALM, Belisa Souza Maggi, a formação da rede vem ao encontro dos valores da Fundação. “Acreditamos no poder das parcerias, da construção coletiva. Entendemos que a colaboração entre investidores sociais é capaz de potencializar o impacto e os resultados do investimento social e da filantropia”.  

Segundo o presidente da FIEMT, Gustavo Oliveira, mais do nunca as empresas vêm sendo cobradas pela sustentabilidade e ações de responsabilidade social e é muito importante que a indústria mato-grossense tenha espaço nesse tema. Mas muito mais que isso, o que nos atrai nessa rede é a vontade de fazer de mãos dadas, juntos, e assim poder fazer mais. São muitas as iniciativas sociais de empresas que já existiam em Mato Grosso e a RIS-MT pode ser a consolidação dessas ações que hoje estão dispersas e podem estar mais organizadas e estruturadas”, destacou Oliveira.  

A vice-presidente da Unimed Cuiabá, Suzana Palma, destacou a satisfação da cooperativa em integrar a rede. “Somos uma cooperativa de trabalho médico. Sendo uma cooperativa, os valores cooperativistas fazem parte do DNA da nossa empresa e o cooperativismo nos ensina que só crescemos dando também um retorno para a comunidade onde estamos. A Unimed Cuiabá já desenvolve diversas ações sociais e acreditamos que com a RIS-MT podemos somar e participar de ações que promovam a promoção social de maneira organizada e propositiva”.  

Sobre a RIS-MT 

A RIS-MT irá promover a formação dos seus membros sobre temas relacionados ao investimento social privado, troca de experiências, fortalecimento de iniciativas já existentes e ampliação e qualificação de projetos sociais já realizados ou que venham a ser organizados pelas empresas participantes.  

Podem participar empresas (Pessoas Jurídicas privadas), com atuação em Mato Grosso e com histórico de ações de investimento social privado na região e interesse por ampliar o conhecimento sobre investimento social privado estratégico e filantropia. As empresas que desejarem participar da rede não terão que fazer qualquer investimento financeiro. Devem apenas preencher um formulário de adesão à Carta de Princípios e participar das reuniões 

Para mais informações, dúvidas ou comentários sobre a RIS-MT, entre em contato pelo e-mail: [email protected] 

Assista aqui a gravação do lançamento da RIS-MT: https://www.youtube.com/watch?v=hwFVhtAjlrg 

Atuação em rede

RIS Mato Grosso

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional