Evento em SP discute papel do setor de RH na cultura de sustentabilidade de empresas

Por: GIFE| Notícias| 02/07/2018

Na última sexta-feira, dia 29 de junho, o auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, recebeu o Líder 2030 Talks, evento do movimento Plataforma Liderança Sustentável. Fundado em 2011, o movimento reúne presidentes e executivos de grandes empresas brasileiras para inspirar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade.

Organizado a partir de uma série de palestras curtas, o encontro contou com a participação de profissionais de grandes empresas que compartilharam suas experiências com o público com o objetivo de gerar um debate sobre o papel do setor de Recursos Humanos (RH) na criação da cultura de sustentabilidade nas empresas.

A escolha do tema foi feita em conjunto entre a Plataforma Liderança Sustentável e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – Brasil), uma vez que ambas acreditam que avanços significativos na gestão da sustentabilidade só são possíveis com o envolvimento do RH visando o desenvolvimento de pessoas.

Guia RH e Sustentabilidade

Além das palestras, a manhã também foi destinada ao lançamento do “Guia RH e Sustentabilidade: 10 desafios”, escrito por Ricardo Voltolini, idealizador da Plataforma Liderança Sustentável e diretor de sustentabilidade da ABRH-Brasil.

A publicação faz uma reflexão sobre o papel dos executivos da área e traz dicas e estratégias de ação para um maior envolvimento do RH. Segundo Ricardo, mudanças que visam um modelo mais sustentável de negócios só são possíveis com funcionários seguros, felizes, engajados e participativos.

Daviane Chemin, vice-presidente da ABRH Brasil, também participou da cerimônia de lançamento. “As empresas verdadeiramente sustentáveis são aquelas que decidem por uma nova maneira de fazer negócios, que está pautada em três atributos profundamente humanos: consciência, responsabilidade e o cuidado. Portanto, entender de gente é fundamental”.

Segundo Ricardo, o primeiro desdobramento prático do guia será o próprio lançamento em diversos Estados brasileiros. Cada evento será acompanhado de um workshop para ajudar na implementação das dicas contidas no material.

Além disso, o guia está em processo de tradução para o inglês, de forma a disseminar ainda mais o conteúdo. “Internacionalizar a publicação passa por entender que esse é um material útil e universal, que pode ser adaptado a qualquer realidade para qualquer profissional de RH”.

Dessa forma, o texto tem uma linguagem simples e acessível para apoiar profissionais de RH a colocarem a sustentabilidade em suas agendas. “Há lugares no Brasil que o setor de RH é uma pessoa, que não tem o nível de informação que funcionários de grandes empresas têm. Tomamos o cuidado de fazer o material em uma linguagem mais prática e acessível, menos intelectual e teórica para poder justamente ser utilizado no dia a dia”.

Todas as palestras do evento foram gravadas e serão disponibilizadas posteriormente no site da Plataforma.


Apoio institucional