Evento em Brasília discute desenvolvimento sustentável e baixo carbono

No dia 6 de dezembro, Brasília será palco do Encontro Internacional sobre Descarbonização do Transporte. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Clima e Sociedade (iCS), do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e da Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil.

A temática da redução da emissão de carbono é de extrema importância tendo em vista os muitos acordos já assinados com o mesmo objetivo. Enquanto que o Acordo de Paris estabeleceu as Contribuições Nacionalmente Determinadas (da sigla em inglês NDC: Nationally Determined Contributions, que indicam o compromisso firmado por cada país de diminuir as emissões de carbono), a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), realizada em 2009 em Copenhague, também estabeleceu um acordo visando a redução das emissões de gases de efeito estufa até 2020. Recentemente, a União Europeia também deu atenção ao assunto ao promover, em São Paulo, o Fórum de Negócios Verdes.

Apesar das preocupações expressas nos tratados, o setor de transportes continua sendo responsável por uma parcela considerável das emissões totais dos gases de efeito estufa no Brasil. A ideia da reunião, a segunda da série “Diálogos para um Futuro Sustentável”, promovida pelo iCS e pela Embaixada Alemã, é estabelecer um espaço de diálogo para que os participantes troquem experiências sobre as agendas de mudanças climáticas, sobre as diversas estratégias que visam a descarbonização dos transportes, assim como a discussão dos desafios enfrentados pelo governo e sociedade civil brasileira nessa missão.

A reunião será aberta por Georg Witschel, embaixador alemão no Brasil; Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade; e por André Luis Ferreira, diretor-presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), responsável por falar sobre os “Desafios para a descarbonização dos transportes no Brasil e o Acordo de Paris”.

Painéis

O primeiro painel do encontro terá como temática as “Experiências Internacionais em Descarbonização do Transporte” e contará com a participação de: Harry Lehmann, diretor-geral do Serviço Federal do Ambiente da Alemanha; Carolina Tohá, ex-prefeita de Santiago (no Chile) e co-presidente do Grupo Consultivo de Alto Nível em Transportes Sustentáveis da Secretaria Geral das Nações Unidas (UNSG); e de José Mendes, secretário de estado adjunto e do ambiente de Portugal e Aliança para a descarbonização do transporte.  

Todas as exposições do evento terão um período reservado à perguntas do público. Na primeira sessão de perguntas e respostas, a mediação ficará a cargo de Carmen Araújo, consultora do The International Council on Clean Transportation (icct – Conselho Internacional de Transporte Limpo, em tradução livre).

O painel número dois irá focar no contexto do Brasil ao debater “Propostas para descarbonizar o transporte brasileiro”. A discussão será conduzida por Clarice Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil); Martha Martorelli, gerente de planejamento da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; e Juliana Karina Pereira Silva, da gerência de meio ambiente da Empresa de Planejamento Logístico (EPL).

As perguntas e respostas desse painel terão como facilitador Walter Figueiredo de Simoni, coordenador de portfólio de mobilidade urbana do iCS.

O último painel do encontro terá como temática as “Tendências, tecnologias e inovações na descarbonização dos transportes”. Os representantes responsáveis por conduzir a exposição serão: Leandro Siqueira, diretor de desenvolvimento do produto e gerenciamento de portfólio da Volkswagen; Aline Cavalcante, sócia e fundadora d’oGangorra; e Plínio Nastari, presidente da DATAGRO, Sugar & Ethanol Market Analysis. Holger Dalkmann, consultor senior da Agora Transportes, irá participar via vídeo conferência.

O evento contará com a participação de outros convidados ainda a serem confirmados, como representantes do Ministério dos Transportes da Indonésia, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, da Uber Brasil e do Poder Legislativo.

Inscrições

O evento acontece no dia 6 de dezembro, a partir das 9h, no Brasília Palace, SHTN Trecho 11, na Asa Norte da cidade.

As inscrições para participar do encontro podem ser realizadas neste link. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (21) 2551-6092.

 

FacebookTwitterLinkedInGoogle+