Festival ABCR, maior conferência de captação de recursos da América Latina, acontece em São Paulo
Por: GIFE| Notícias| 03/07/2023Crédito: Divulgação ABCR
Começou nesta segunda-feira (3) a 15ª edição do Festival ABCR, maior conferência de captação de recursos da América Latina. O evento acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), e segue até a terça-feira (4). A programação inclui mais de 50 palestras e 5 eixos temáticos.
O secretário geral do GIFE, Cássio França, foi um dos palestrantes da plenária “Por uma sociedade civil viva, democrática e efetiva”. A mesa também contou com a participação de Márcia Kalvon Woods, Presidente do Conselho ABCR; Vivian Fasca, do Greenpeace Brasil; e de Athayde Motta, da Associação Brasileira de ONGs – Abong e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase.
Cássio França aponta que a ideia de democracia consolidada não se adequa ao mundo contemporâneo. Considerando que diversos países reconhecidos como democráticos têm sido liderados por pessoas que desafiam a separação dos três poderes.
“A Democracia não está dada, trata-se de um exercício constante entre os principais atores sociopolíticos. As organizações da sociedade civil têm um papel fundamental. Uma sociedade civil forte contribui de forma decisiva para a manutenção e fortalecimento do Estado Democrático de Direito.”
A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma associação civil sem fins lucrativos, que atua pela promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da captação de recursos das organizações da sociedade civil.
Fortalecimento da sociedade civil
Durante o evento foi lançada a Sociedade Viva, uma iniciativa criada para mostrar a importância e o impacto do trabalho das organizações da sociedade civil (OSCs) para a população e a democracia brasileira. Assinam o projeto instituições representativas do terceiro setor: ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), ABONG (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais), GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), Plataforma MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), Observatório do Terceiro Setor e Movimento por uma Cultura de Doação.