Ford Fund Lab inicia seleção de negócios de impacto social focados em mobilidade

Por: GIFE| Editais| 11/09/2017

Soft focus point on Bicycle wheel - Vintage Film filter

Com a proposta de fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social no setor de mobilidade, a Artemisia e o Ford Fund estabeleceram uma parceria para selecionar e apoiar até 20 empreendedores com startups focadas na temática.

Para participar do ‘Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade’ as startups devem estar em estágio de validação de produto/serviço – com protótipo desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas – e apresentar soluções inovadoras com potencial de gerar alto impacto social para pessoas da baixa renda, focadas no uso de fontes de energia limpa e sustentável e/ou contribuição para a redução de impactos ambientais negativos.

O programa está em busca de soluções que aumentem a disponibilidade e a diversidade dos meios de transporte; otimizem o deslocamento ao aumentar a previsibilidade, agilidade, qualidade e/ou reduzem custos e distâncias;  viabilizem o acesso a mercados e/ou reduzem custos de logística de empreendedores e produtores de menor renda; aumentem a segurança, acessibilidade e autonomia e reduzem vulnerabilidades no deslocamento; facilitem o deslocamento para conectar pessoas a produtos e serviços básicos (saúde, educação); e possibilitem adequações ao espaço público para aprimorar a mobilidade, tornando as cidades mais eficientes e fortalecendo a cidadania.

Durante o programa, os empreendimentos passarão por um processo de aceleração de curto prazo, com duração de cinco semanas, que contará com dois workshops presenciais e webinares temáticos. A ideia é apresentar ferramentas inovadoras e colocar os empreendedores em contato com especialistas, que os apoiarão na formatação de modelo de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar.

Ao final do programa, serão escolhidos até três negócios para receber um investimento inicial doado pela Ford Fund e mentorias pós-programa.

Inscrições

Os inscritos passarão por um processo de seleção com três etapas: análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; entrevista com negócios mais alinhados; e seleção final pelo comitê.

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição até o dia 17 de setembro pelo site.


Apoio institucional