FTD e Google unem esforços para levar mais tecnologia às salas de aula
Por: GIFE| Notícias| 20/11/2017É inegável que a tecnologia está cada vez mais disseminada e incorporada ao cotidiano. Entretanto, ainda existem setores onde seu uso, apesar de já existir, pode ser aprimorado. É o caso da educação.
Pensando em facilitar o uso da tecnologia nas escolas e levar mais inovação às salas de aula, a FTD Educação e o Google firmaram uma parceria para unir a expertise da editora com os conhecimentos tecnológicos da empresa de serviços online. A ideia é que a FTD, por meio da plataforma Google for Education, disponibilize conteúdos educacionais que facilitem a vida tanto dos estudantes como dos professores.
Segundo Fernando Fonseca, gerente de inovação e novos negócios da FTD Educação, a editora tem como um de seus propósitos a busca constante por inovação para o desenvolvimento e a transformação da sociedade por meio da educação. Por isso, a parceria com o Google é estratégica no sentido de possibilitar que a FTD adquira conhecimentos sobre tecnologia e possa investir mais em conteúdos digitais.
“Além de ser uma marca mundialmente reconhecida pela capacidade de inovar e pela fundamental contribuição com o desenvolvimento do mundo digital, o Google tem investido, cada vez mais, no segmento educacional (no qual já é também referência). A FTD, por outro lado, é reconhecida como uma das mais importantes editoras de didáticos do país e tem investido em recursos e conteúdos digitais por acreditar que essa é uma importante fronteira a ser expandida no âmbito educacional”, explica Fernando.
O conteúdo
A parceria entre as duas empresas irá possibilitar o acesso a conteúdos digitais exclusivos, desenvolvidos pela FTD Educação, dentro das ferramentas tecnológicas Google for Education. Segundo Fernando, a solução tornará mais fácil o trabalho dentro de sala de aula, agilizando processos cotidianos, como a correção de atividades e distribuição de orientações e materiais. “A solução oferecida pela FTD e pelo Google irá fornecer instrumentos para que os processos de ensino e aprendizagem sejam organizados para além dos 50 minutos da sala de aula, dentro daquilo que se convencionou chamar abordagem híbrida, articulando os espaços escolares concretos com os espaços escolares virtuais”, ressalta.
Entre os conteúdos que serão disponibilizados estão pacotes de módulos digitais, livros e conteúdos digitais de obras da FTD, possibilidade de personalização de módulos exclusivos desenvolvidos pela FTD Educação, entre outros. Além disso, é possível integrar os conteúdos didáticos digitais do portfólio da editora com às ferramentas do pacote G-Suite for Education do Google, como a agenda, o Drive, o Documentos, o Gmail, as Planilhas e o Google Classroom, solução já utilizada por mais de 20 milhões de usuários no mundo. A partir da criação de turmas online, o Google Classroom permite a aproximação do aluno e do professor, o acompanhamento do processo de aprendizagem, o compartilhamento de informações, a distribuição de tarefas, feedbacks, entre outras atividades.
“Estamos unindo à solução do Google todo o portfólio de conteúdo da editora, em seus mais variados formatos. Será possível, por exemplo, utilizar um único login e senha para acessar as plataformas integradas do Google e da FTD; compartilhar arquivos fornecidos pela FTD no Drive do Google; consultar atividades agendadas na Plataforma FTD na agenda do Google; e construir atividades no Classroom com conteúdo da FTD”, ressalta Fernando.
Inovação na sala de aula
A parceria entre a editora e a empresa de tecnologia evidencia um movimento cada vez maior nas salas de aula do Brasil e do mundo: a tentativa de facilitar, com o uso de aparelhos eletrônicos, o processo de ensino-aprendizagem.
Apesar de haver uma necessidade de transposição para uma educação condizente com as necessidades atuais e uma expectativa que as tecnologias contribuam com a implementação de metodologias de ensino de qualidade, o gerente da FTD defende que essa mudança de pensamento não é trivial.
Enquanto uns argumentam que os aparelhos irão tirar a atenção dos alunos, outros defendem que as novas tecnologias irão substituir o professor. “Esse receio tem raízes profundas, algumas justificadas, outras nem tanto. Não há uma ‘bala de prata’ para resolver definitivamente essa questão. Trata-se de um processo. Mas professores que aprenderam a confiar na FTD e que admiram as inovações do Google, ainda que nem sempre as acessem e utilizem pedagogicamente, certamente entenderão que a parceria sinaliza um rumo para a educação, um rumo em que podem acreditar e investir”, argumenta.
Sendo assim, Fernando ressalta que a parceria vai além da oferta de soluções educacionais, uma vez que depende da confiança de gestores e educadores. “A parceria entre Google e FTD lida com um imaginário que é fundamental para ganhar o coração dos professores e estabelecer um contexto de confiança que promova movimentos mais ousados”.
A oferta de soluções práticas, que podem ser aplicadas rapidamente, também soma pontos a favor das duas empresas, uma vez que, quando se trata de escolas, não é possível esperar um ano letivo para testar novas ferramentas. “A escola precisa de caminhos práticos e soluções simples de serem operadas, factíveis de compor seu dia a dia já a partir da próxima semana. Quando essas experiências florescerem, será muito mais provável que emerjam dos próprios professores e alunos novas ideias, propostas e abordagens. Trata-se de levar para a educação o que há de mais atual em termos de tecnologia digital, conteúdo pedagógico e metodologias ativas, fazendo-o com soluções fáceis de usar”, afirma Fernando.
Modelo de contratação
Escolas que já utilizam as soluções digitais da FTD Educação poderão fazer a migração e começar a acessar os conteúdos educacionais nas ferramentas do Google for Education sem custo adicional. Além disso, Fernando ressalta que, dentro do ambiente virtual, será oferecida uma ampla camada de serviços para os colégios, como capacitações e assessorias, que poderão ajudar no uso da tecnologia e, consequentemente, na obtenção de resultados pedagógicos mais expressivos.
O gerente da FTD ressalta ainda que a parceria com o Google traz outros benefícios à editora, uma vez que seus conteúdos serão disponibilizados em tecnologias de padrão global, fácil utilização e disponibilidade permanente. Entretanto, a FTD Educação ainda manterá uma plataforma disponível para atender colégios que optarem por não adotar as ferramentas Google.