Fundação BB e parceiros premiam iniciativas por transformações sociais

Por: Fundação Banco do Brasil| Notícias| 21/10/2019

As tecnologias sociais vencedoras do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foram conhecidas na quarta-feira (16). As primeiras colocadas são dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul (2) e do Distrito Federal. A vencedora da categoria internacional é da República Dominicana.

A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília (DF), com a presença de 600 convidados – representantes da diretoria executiva do Banco do Brasil, entidades parceiras, finalistas do prêmio, representantes do governo federal,  embaixadas e organismos internacionais e demais convidados. O resultado final significou o reconhecimento e a conclusão de meses de muita expectativa, principalmente às iniciativas participantes.

As iniciativas foram desenvolvidas por organizações sociais, instituições de ensino e prefeituras, com a participação da comunidade e com grande potencial de promover transformações sociais.

Presente no evento, a primeira dama do Brasil e presidente do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado – Pátria Voluntária,  Michelle Bolsonaro, saudou a Orquestra Arte Jovem, de Ceilândia (DF) pela apresentação durante a premiação, e parabenizou a Fundação BB pelo evento. “É uma alegria participar dessa cerimônia. Que honra estar entre tantas pessoas empenhadas em contribuir com um Brasil mais justo, solidário e inclusivo. Sabemos que a transformação que todos queremos só será possível com a união de todos os setores de nossa sociedade. A prática do voluntariado é um ato de humanidade, civilidade e amor. Esse tipo de trabalho gera impactos benéficos para toda a sociedade”, disse.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, agradeceu pela parceria na premiação especial Primeira Infância. “Estar aqui na companhia de todos vocês é muito importante. E quero dizer que a Fundação BB cumpre um papel importantíssimo, não só porque patrocina e premia tecnologias sociais, mas por ser um pivô de articulação das outras instituições que fazem um trabalho maravilhoso na área social. Aqui é uma celebração da solidariedade humana, da compaixão. E nós ainda temos uma longa trajetória para superar as dificuldades, a recessão, o desemprego, para chegar a um lugar melhor para todos”, declarou.

“Acredito que todos aqui conhecem o Banco do Brasil. Não somos um banco social, mas somos um banco que tem metade do seu capital pertencente a acionistas privados, mas nem por isso ele deixa de observar a sua  responsabilidade social. E essa responsabilidade se materializa em dois canais:  os Centros Culturais (CCBB) e a Fundação BB. Por meio de um, nós promovemos a cultura de diversas formas e com a Fundação BB, a nossa preocupação principal é com a inclusão social”, destacou Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil.

O anfitrião do evento e presidente da Fundação BB, Asclepius Soares (Pepe), enfatizou  como o prêmio tem sido importante para o desenvolvimento do país. Hoje é uma data especial, porque estamos na décima edição do Prêmio Fundação BB. Esse que talvez seja o maior do terceiro setor. E por que ele persiste há tanto tempo? Há mais de 18 anos? Porque a temática é importante. As tecnologias sociais têm seu valor. Elas provam que  existem muitas maneiras de resolver problemas complexos, de maneiras simples, e um exemplo é o soro caseiro, as cisternas de placas implementadas no semiárido brasileiro. E é por isso que a tecnologia social é apaixonante”, disse Pepe.

Estiveram presentes também na cerimônia,  Gabriela Rocha, gerente de comunicação do Instituto C&A, Gerson Wlaudimir Falcucci, diretor-presidente da Ativos S.A., João Vagnes de Moura Silva,  presidente da BB Tecnologia e Serviços,  Daniela Arantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNNDES), Maria Claudia Ferrari Castro, diretora do Departamento de Tecnologias e Programas de Desenvolvimento Sustentável e Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Carlos Arboleda, residente adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD), Márlova Jovchelovitch Noleto, representante da Unesco no Brasil e Gustavo Chianca, representando a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Sobre o Prêmio

Desde 2001, a cada dois anos, a Fundação BB realiza a premiação, que é considerada um dos principais eventos que certifica e premia tecnologias sociais. Em dez edições, o Prêmio de Tecnologia Social recebeu mais de 7.800 inscrições, elegeu 69 vencedoras e possibilitou R$ 4,8 milhões em premiações.  A premiação deste ano recebeu 801 inscrições. Dessas, 123 tecnologias sociais passaram a fazer parte da plataforma digital Transforma (transforma.fbb.org.br), que abriga as iniciativas certificadas nas dez edições do Prêmio de Tecnologia Social da Fundação BB. A Transforma foi remodelada a partir do antigo Banco de Tecnologias Sociais (BTS).

Veja abaixo a classificação geral por categoria:

Premiação especial: Mulheres na Agroecologia

1º lugar
Mulheres Protagonistas no Beneficiamento de Produtos Agroecológicos, da Cooperativa Agropecuária de Alagoas – Flexeiras (AL)

2º lugar
Pitanga Rosa: agroecologia, saúde e qualidade de vida,  da Associação Pitanga Rosa – Chapecó (SC)

3º lugar
Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS ,  do Serviço de Tecnologia Alternativa – Ibimirim (PE)


Premiação especial: Gestão Comunitária e Algodão Agroecológico

1º lugar
O Algodão Agroecológico Gerando Renda e Conhecimento no Curimataú Paraibano, Associação de Apoio a Políticas de Melhoria da Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Verticalização da Produção Familiar – Remígio (PB)

 2º lugar 

Algodão Agroecológico no Fortalecimento da Agricultura Familiar e Associativismo, da Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá – Tauá (CE)

 3º lugar  

A trama do algodão que transforma,  da Cooperativa Central Justa Trama – Porto Alegre (RS)


Premiação especial: Primeira Infância 

1º lugar
Visitação domiciliar na primeira infância – da Secretaria da Saúde – Porto Alegre (RS) 

2º lugar
Programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR) – da Fundação Amazonas Sustentável – Manaus (AM)

3º lugar
Programa Municipal de Aleitamento Materno – PRÓMAMÁ – da Prefeitura Municipal de Osório RS – Osório (RS)


Categoria Internacional

1º lugar
Escuelas Ambientalmente Sostenibles y Cultura 3 R – Instituto Nacional de Bienestar Estudiantil (INABIE) – Santo Domingo – República Dominicana

 2º lugar
Las compras públicas para un modelo territorial de comunidades indígenas MayaCh´orti´, da Asociación para el desarrollo integral de productores del Área Ch´orti´ – Chiquimula – Guatemala

3º lugar
Programa Ondas Atlántico para la generación temprana de vocaciones cientificas, da Universidad Simón Bolívar – Barranquilla – Colômbia

 
Categoria nacional: Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital

1º lugar
Auditoria Cívica na Saúde – do Instituto de Fiscalizacão e Controle – Brasília (DF)

2º lugar
Arquitetura na Periferia –  do Instituto de Assessoria a Mulheres e Inovação – IAMÍ  – Belo Horizonte (MG)

3º lugar
Origens Brasil – do Instituto Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora  – Piracicaba (SP)

Categoria nacional: Educação

1º lugar 

Vamos enCURTAr essa história? – do Erem Frei Orlando – Itambé  (PE)

2º lugar
Escola Ativa – do Instituto Esporte & Educação – São Paulo (SP) 

3º lugar
Tecnologias Sociais e Formação em Ciências da Natureza de Educadores do Campo – da Universidade Federal de Viçosa – Viçosa (MG) 


Categoria nacional: Geração de Renda

1º lugar
A trama do algodão que transforma – da Cooperativa Central Justa Trama – Porto Alegre (RS)

 2º lugar
CLOC (Criatividade – Lógica – Oportunidade – Crescimento) – do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – Santa Luzia do Itanhy – (SE)

3º lugar
Turismo de Base Comunitária: melhorando vidas e preservando o meio ambiente – do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) – Tefé (AM)


Categoria: Meio Ambiente
 

1º lugar
Reuso de resíduos vítreos de aterros sanitários: meio ambiente e renda –  da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Toledo  – Toledo (PR)

2º lugar
Plantando Águas – do The Green Initiative – São Paulo Sistema (SP) 

3º lugar
Sistema Miyawakide restauração de ecossistemas na Amazônia –  do Instituto Amigos da Floresta Amazônica – ASFLORA – Benevides (PA)

 


Apoio institucional