Fundação Bill & Melinda Gates lança edital focado em soluções para saúde das mulheres

 

Até 22 de abril estão abertas as inscrições para a 25ª rodada do Grand Challenges Explorations, uma iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates. Realizado desde 2008, o prêmio busca, em nível global, as melhores propostas para grandes desafios nas áreas de saúde e desenvolvimento. 

Neste ano, a premiação irá explorar quatro temas prioritários muito relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 – sobre saúde e bem-estar para todos – e 10 – sobre redução das desigualdades: Inovações em ciência dos materiais para um produto transformador de saúde e higiene menstrual; Inovações para melhorar o impacto das campanhas de saúde; Acelerar a descoberta de contraceptivos não hormonais; e Melhorar o acesso e o uso de cesarianas seguras e apropriadas

No âmbito um, por exemplo, o desafio busca iniciativas que combinem a tecnologia com fatores do contexto das mulheres na produção de produtos que melhorem a saúde e a higiene menstrual (SHM). É preciso que os produtos inovem e, ao mesmo tempo, possam passar despercebidos, considerando que a discrição é um fator importante para meninas e mulheres. 

Incentivar a descoberta de contraceptivos não hormonais é outro desafio que o prêmio pretende focar, promovendo o envolvimento de cientistas de diversas disciplinas com um pensamento inovador na aplicação de conceitos, métodos e tecnologias na descoberta de contraceptivos alternativos. 

Brasil 

Além de concorrerem a um financiamento de 100 mil dólares da Fundação, os participantes brasileiros também poderão receber mais 50 a 100 mil dólares das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de seu estado. Os projetos bem sucedidos terão a oportunidade de concorrer a um financiamento adicional de até US$ 1 milhão. 

Seleção 

Na primeira etapa de seleção são descartadas propostas que não se enquadrem nos critérios básicos. Além disso, também serão analisados pontos-chave como grau de inovação da iniciativa, uma ideia clara de como será o teste da proposta, viabilidade, potencial para financiamento e clareza. 

Em seguida, os projetos passarão pela avaliação às cegas – ou seja, sem revelar os nomes dos proponentes aos avaliadores – de um grupo de especialistas em cada tema do desafio e aqueles que compõem um painel de inovação. 

Participe 

Os interessados em participar devem realizar a inscrição até 22 de abril seguindo as instruções disponíveis no site da iniciativa.  

Eventuais dúvidas podem ser consultadas no documento sobre os termos do prêmio ou nas questões mais perguntadas

Notícias relacionadas

Apoio institucional