Fundação Volkswagen disponibiliza jogos educativos e publicações sobre inclusão

Por: Fundação Volkswagen| Notícias| 18/06/2018

A Fundação Volkswagen lançou em seu site uma nova área, disponibilizando materiais educativos para download gratuito. A seção reúne jogos e publicações desenvolvidos em parceria com organizações da sociedade civil que são referências em educação e acessibilidade, abrangendo temas como mediação de leitura e patrimônio cultural.

Entre os materiais, está o Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva, produzido em conjunto com a OSCIP Mais Diferenças e o CENPEC. A publicação trabalha a mediação de leitura como oportunidade de reunir pessoas com e sem deficiência, sem qualquer tipo de discriminação, valorizando a convivência, a diversidade e as diferenças. Além da versão digital, foi disponibilizada na Plataforma do Letramento a versão acessível, com recursos de audiodescrição, narração, legenda e LIBRAS.

Outro destaque é o primeiro volume do Caderno Brincar, realizado em parceria com a Revista Nova Escola. O material reúne textos de especialistas e aborda diversas temáticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, a partir da experiência do projeto Brincar. Essa iniciativa da Fundação Volkswagen oferece formação continuada a educadores da rede pública de ensino que acreditam na Educação Infantil inclusiva como chave para transformar o mundo.

“A escola deve se abrir para a diversidade, acolhê-la, respeitá-la e, acima de tudo, valorizá-la como elemento fundamental na constituição de uma sociedade democrática e justa. Acreditamos e investimos nos educadores porque trabalhamos para garantir um direito que a todos pertence: o de aprender” – destaca Keli Smaniotti, Diretora de Administração e Relações Institucionais da Fundação Volkswagen, na apresentação do Caderno Brincar.

No âmbito dos aplicativos e jogos educativos, o Autopolis, desenvolvido com a Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), explora os temas da mobilidade e segurança no trânsito. O Trilha Cultural, por sua vez, valoriza o patrimônio artístico-cultural brasileiro e resultou de parceria com o Instituto Arte na Escola. Os aplicativos e jogos incluem opções para computador, tablets e celulares e foram produzidos pela Virgo Game Studios, referência em gameficação no Brasil. Para mais informações, acesse o portal da Fundação Volkswagen.

Material produzido pela Fundação Volkswagen

Apoio institucional