Alana lança quarta edição de chamada de projetos para alunos e educadores

Por: GIFE| Notícias| 04/06/2018

A escola é um ambiente fértil onde fervilham novas ideias todos os dias. Por isso, alunos e educadores do ensino fundamental ou médio, fiquem atentos. Estão abertas as inscrições para o Desafio Criativos da Escola 2018, realizado pelo programa Criativos da Escola, do Alana.

A chamada de projetos foi inspirada no movimento global Design for Change, criado pela designer indiana Kiran Bir Sethin e que, surgido na Índia, está presente em 65 países. Batizado de “Criativos da Escola” no Brasil, a chamada de projetos, que já está em sua quarta edição, tem como objetivo premiar 11 iniciativas transformadoras que se destacam por protagonismo estudantil, empatia, trabalho em equipe e criatividade na resolução de problemas nas escolas, comunidades e municípios.

Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola, explica que o Alana acredita que com o protagonismo, um dos princípios norteadores do programa, e o consequente envolvimento dos estudantes, a educação passa a ter mais sentido para aqueles envolvidos diretamente na realização dos projetos. “Acreditamos que o protagonismo contribui para uma educação mais democrática e de qualidade. Trata-se de um movimento de trazer o aluno para a roda e aumentar sua participação, para corresponsabilizar esse estudante na dinâmica da educação e do ensino em si”.

Outro ponto ressaltado pelo coordenador é o reconhecimento do potencial e características que esses estudantes já carregam. As experiências prévias em diversos campos, como do repertório cultural, político, social, conhecimento técnico, científico e de artes, por exemplo, podem contribuir para que eles pensem criticamente uma solução para um desafio que observam nas suas realidades.

“Os alunos têm um potencial criador magnífico. Cabe a nós nos problematizarmos para perceber até que ponto estamos abertos para dialogar com tudo que os jovens já estão criando no dia a dia. Muitos teóricos apontam a importância de considerar essa bagagem do aluno. O Criativos da Escola é um movimento de valorização, conexão e inspiração de iniciativas transformadoras a serem feitas pelas crianças e pelos jovens do país inteiro”.

Participação

Podem se inscrever grupos de no mínimo, três integrantes, de escolas, coletivos, movimentos ou organizações da sociedade civil. As crianças e jovens, entretanto, devem estar matriculados no ensino fundamental ou médio, e podem ser de diferentes anos letivos, unidades de ensino e movimentos. O projeto deve ainda ter um educador ou educadora com a função de tutor do grupo e, caso não exista, uma pessoa maior de 18 anos deve ficar responsável por acompanhar os estudantes e realizar a inscrição da ação.   

Aqueles que não têm um projeto, mas desejam participar, podem acessar um conjunto de materiais de apoio, disponível no site do Criativos da Escola, com ideias e sugestões de atividades divididas em quatro etapas: Sentir, com a escolha de uma situação da escola ou do entorno a ser trabalhada; Imaginar, que designa o desenvolvimento e levantamento de ideias que podem constituir uma solução; Fazer, que é a própria implementação do plano de ação, e Compartilhar, com o registro e divulgação da ação.

Segundo Salgado, um dos desafios da iniciativa é buscar novas formas de valorizar cada vez mais as ações desenvolvidas em todo o território nacional. “Procuramos reconhecer e jogar luz sobre essas experiências para que sempre existam condições cada vez mais estruturadas e institucionalizadas que considerem a voz do aluno, em um ambiente favorável para que todos possam falar, desenvolver um projeto, colocar suas habilidades e se estabelecer como um agente”.

Categorias

Ao todo, existem três categorias de premiação: “Destaque nacional”, “Programa parceria Votorantim pela Educação (PVE)”, que se subdivide em: categoria “Destaque Municipal Parceria Votorantim pela Educação”, e “Destaque Nacional Parceria Votorantim pela Educação”.

Em “Destaque Nacional”, a escolha de 10 vencedores será feita em duas etapas. Na primeira, uma equipe formada por funcionários e colaboradores do Alana irá selecionar de 20 a 30 semifinalistas. Posteriormente, uma comissão avaliadora escolherá os 10 projetos premiados. As equipes (três integrantes e o educador responsável) ganharão uma viagem de três a quatro dias para Fortaleza (CE), onde irão participar de diversas atividades e de uma cerimônia de premiação. Além disso, o educador ou responsável pelo grupo irá receber R$ 500 para investir em um curso de seu interesse, enquanto que a equipe receberá R$ 1.500,00 para investir na melhoria e continuidade do projeto ou em alguma comemoração para o restante dos estudantes.

Já na categoria “Programa Parceria Votorantim pela Educação” (PVE), podem participar da seleção projetos vindos de 105 municípios (a lista completa está disponível no regulamento). Será escolhida uma ação por município e, a partir dos escolhidos na categoria “Destaque Municipal PVE”, será selecionado o “Destaque Nacional PVE”, que também receberá uma viagem.  

Todos os resultados serão divulgados em novembro no site do Criativos da Escola.  

Avaliação e inscrição

Alguns dos critérios que serão levados em consideração são: potencial de transformação social das ações (se o projeto estimula os próprios estudantes e outras pessoas a refletirem sobre o problema e adotar uma postura responsável diante dele); o quanto o projeto contribuiu para o desenvolvimento de empatia, com escuta de diferentes opiniões sobre a questão; colaboração, considerando diversos pontos de vista na construção da proposta; criatividade, com propostas inovadoras e uso de talentos locais; e protagonismo, com estudantes engajados como os principais atores na implementação da iniciativa.

As inscrições, que ficam abertas até o dia 1º de outubro, devem ser realizadas mediante preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site do Desafio. Todas as informações referentes à chamada de projetos estão no edital, disponível neste link.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o endereço: [email protected].


Apoio institucional