Iniciativa do Instituto Neoenergia recebe reconhecimento internacional como exemplo de prática de impacto positivo para a sociedade

Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 20/03/2023

O Balcão de Ideias e Práticas Educativas (BIPE), iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), acaba de ser selecionado pela pesquisa Global Impact at Scale, elaborada pela organização internacional Chief Executive for Corporate Purpose (CECP), como exemplo de iniciativa de impacto positivo para a sociedade. 

O estudo fornece informações de como empresas de todo mundo estão integrando ações em prol de objetivos sociais em suas estratégias, contribuindo para a redução das desigualdades sociais através do investimento social privado. Em particular, o relatório destaca também de que maneira as organizações estão atuando e aplicando as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, uma oportunidade para conhecer e comparar como empresas ao redor do mundo estão medindo e relatando seus investimentos ESG. 

O Balcão de Ideias e Práticas Educativas promove, a partir de formações para professores e gestores, a sistematização de práticas pedagógicas que trabalhem as dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de estudantes das redes públicas de ensino ao redor do país.

As atividades do projeto são realizadas a partir de três frentes: a primeira, de formação híbrida de professores, que em 2022 ofereceu três cursos, a segunda de autoformação continuada à distância para educadores formais e informais, com destaque para o curso de Inovação Pedagógica lançado em 2022 e o de Gestão Escolar que será disponibilizado em breve, e por último a de assessoria estratégica e pedagógica a gestores públicos e líderes de secretarias de educação parceiras.  Até agora, cerca de 57 mil estudantes das redes pactuadas foram beneficiados indiretamente, 368 professores capacitados e 76 gestores assessorados.

Balcão de Ideias lança novo ciclo de formação para professores em 2023

Estão abertas as inscrições para o novo ciclo de autoformação oferecido pelo Balcão de Ideias e Práticas Educativas. O curso, destinado a professores e professoras que atuam no primeiro segmento do ensino fundamental, propõe reflexões sobre inovação pedagógica, como um caminho para a formação cidadã dos estudantes. Os profissionais terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e repertórios sobre possibilidades de ferramentas, atividades e metodologias de ensino, a partir de exemplos, contextualização históricas e estudos de teóricos precursores, possibilitando a criação de métodos de aprendizagem estimulantes e inovadores. 

As inscrições para o curso deverão ser realizadas por formulário até 24 de março. A formação possui carga horária de 20 horas, é gratuita, online e oferece certificação. Para mais informações acesse aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional