Iniciativa reconhece ações de promoção da bicicleta como transporte para o trabalho

Por: GIFE| Editais| 30/04/2018

 

Para promover a bicicleta como um transporte para o trabalho, estão abertas as inscrições para o Prêmio SP De Bike ao Trabalho 2018. A iniciativa, promovida pela rede Bike Anjo, é realizada no Brasil desde 2013, e foi inspirada no “Bike to Work Day”, ação criada nos Estados Unidos e Canadá.

Com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e parceria do Instituto Ethos e a GCCA – Global Call for Climate Action​, a edição deste ano irá selecionar e premiar boas práticas de empresas, organizações da sociedade civil, entidades governamentais e organizações com CNPJ e sede ou escritórios na cidade de São Paulo.

Podem participar instituições de pequeno porte (com até 30 funcionários), médio (de 31 a 250) e grande porte (mais de 250) que incentivam o uso da bicicleta como forma de deslocamento ao escritório ou sede.

Exemplos de iniciativas que podem ser desenvolvidas são: instalação de infraestruturas como estacionamento de bicicletas; chuveiros nos vestiários para quem quiser tomar banho quando chegar; programas educacionais; incentivos financeiros para manutenção da bicicleta; entre outras. É preciso que as ações já tenham sido realizadas ou que ainda estejam em funcionamento, com apresentação de resultados.

O comitê avaliador será composto por especialistas do tema, como Aline Cavalcante, diretora presidente da Ciclocidade; Felipe Targa, especialista sênior de transporte do Banco Mundial; Guillermo Petzhold, especialista em mobilidade urbana do WRI Brasil; Luis Patricio, mestre em gestão urbana e especialista em mobilidade corporativa; Martina Horvath, presidente da Bike Anjo, entre outros.

Entre os critérios que os jurados levarão em conta estão: impacto, com apresentação de resultados quantitativos e qualitativos da iniciativa e a metodologia para medi-los; perenidade, com demonstração da continuidade e frequência da ação; e inovação da proposta, com abordagem original e possibilidade de replicação em outros contextos.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de maio a partir do preenchimento do formulário disponível no site do prêmio. O regulamento com todas as regras pode ser acessado neste link.

Cerimônia de premiação

Uma cerimônia de premiação simbólica irá acontecer no dia 11 de maio, data em que será realizado o Dia de Bike ao Trabalho. Nessa ocasião, a rede Bike Anjo apoia ações públicas e em locais de trabalho que incentivem e promovam a conscientização sobre os benefícios de usar a bicicleta como meio de locomoção.

O evento, que será realizado no SESC Pinheiros, em São Paulo, terá como tema “A bicicleta pela saúde em SP”. Ao reunir organizações/empresas, representantes da sociedade civil e do poder público, a ideia é debater as melhores práticas de inserção da bicicleta na cidade de São Paulo como estratégia de promoção de saúde. Os interessados podem confirmar presença no evento a partir deste link.

Além disso, é possível participar do Dia de Bike ao Trabalho juntamente com uma instituição ou de forma individual. Por isso, o site da iniciativa reúne dicas para aqueles que desejam ir de bicicleta para o trabalho mas não sabem ao certo como se preparar e também um passo a passo para organizações que desejam desenvolver ações de incentivo.


Apoio institucional