ONU lança versão em português de livro sobre cidades sustentáveis

Por: GIFE| Notícias| 22/01/2018

 

Uma cidade como São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes, enfrenta uma série de desafios no campo do planejamento urbano. Mas, como enfrentá-los? O que é preciso fazer para garantir uma expansão urbana com qualidade de vida para sua população? Para ajudar a trazer alguns possíveis caminhos, foi lançada a versão em português do livro “Por uma estratégia de cidade sustentável: expansão urbana planejada, quadro legal e financiamento autárquico”.

O material foi elaborado pelo programa de Assentamentos Urbanos da ONU (ONU-Habitat), em parceria com o Instituto de Morfologia Urbana e algumas instituições e pesquisadores portugueses, que deram contribuições à análise original.

O trabalho de tradução foi organizado com o propósito de atingir mais pessoas interessadas pelo tema de planejamento urbano e urbanização sustentável, definida como prioridade da ONU-Habitat. Para isso, a publicação fornece métodos e sistemas de planejamento para lidar com questões como crescimento da cidade e da população, pobreza, desigualdade, poluição, trânsito, biodiversidade, mobilidade, energia, entre outros fatores.

A partir do fornecimento de casos reais de planejamento urbano, o documento pretende atingir também outras áreas do conhecimento, como a economia, ao provar que cidades bem planejadas têm, a longo prazo, uma produtividade urbana mais alta e que os fatores financeiros são fundamentais para uma implementação bem-sucedida dos planos.

A primeira parte do livro, por exemplo, faz uma reflexão sobre a criação de novos valores urbanos, com a integração do físico, econômico e do social no planejamento da cidade. Segundo Serge Salat, autor dessa seção, a grande dificuldade do planejamento é fazer com que o triângulo do desenvolvimento urbano (composto por: desenho, financiamento e governança) funcione de forma dinâmica.  

Já a segunda parte, sob autoria de Loeiz Bourdic e de Marco Kamiya, aborda questões econômicas relacionadas à produtividade urbana, entendida como a eficiência da utilização dos recursos disponíveis, como mão-de-obra, capital, terrenos, material, energia e informação. Por fim, a terceira parte é reservada à análises de autores portugueses e apresentação de casos desenvolvidos em Portugal.

Acesse o material

Entre imagens, gráficos, plantas e textos analíticos, o livro conta com mais de 200 páginas e está disponível na íntegra no site da ONU.

 


Apoio institucional