Programa Inova ZL busca inspirar empreendedorismo na zona leste de São Paulo

Empreendedores da zona leste de São Paulo, fiquem atentos. Estão abertas as inscrições para o Inova ZL, programa que reúne três encontros formativos e um hackathon para estimular a população a buscar soluções para os problemas da região e premiar as três melhores propostas.

Com apoio da Fundação Tide Setubal e do Alana, a iniciativa nasceu de uma parceria entre o Fundo Zona Leste Sustentável e a Din4mo e tem como objetivo, além de incentivar negócios locais que já existem, disseminar conceitos relacionados a empreendedorismo, tecnologia e negócios de impacto periférico para jovens da zona leste.

Para isso, a ideia é conectar e engajar hackers, empreendedores, desenvolvedores, designers, comunicadores, lideranças comunitárias e universitários da região a partir de três eventos de aquecimento, os bootcamps. O primeiro foi realizado no dia 8 de junho na USP Leste. Os outros dois serão realizados no dia 4 de agosto, no Galpão Lapena, e nos dias 8 e 9 de agosto, na Unicsul.

Cada evento conta com programação própria, mas todos têm em comum a apresentação de diferentes conteúdos e ferramentas, com a proposta de reunir pessoas que queiram tirar suas ideias do papel, propor soluções para desafios locais e pensar no desenvolvimento territorial a partir da combinação entre empreendedorismo e tecnologia.

Em seguida, o hackathon, que será realizado nos dias 25 e 26 de agosto na Unicsul,  possibilitará que os participantes se reúnam, conectem e prototipem ideias em um evento “mão na massa”, criado para incentivar o dinamismo e a colaboração.

O processo

Para participar, equipes de até sete integrantes devem realizar a inscrição pelo site do InovaZL, com uma proposta sucinta de projeto de solução que utilize, preferencialmente, dados e indicadores da Rede Nossa São Paulo. A partir das inscrições, a comissão organizadora do hackathon selecionará até 90 pessoas para participarem, com base nos critérios criatividade, interesse público e relevância local. O nome dos selecionados será divulgado no site no dia 21 de agosto.

A terceira etapa do processo será a seleção das três melhores ideias desenvolvidas e trabalhadas durante o final de semana do hackathon. Para escolher os vencedores, a premiação considerará: interesse público da proposta, criatividade e inovação, implementação e usabilidade e documentação e replicabilidade.

Inscrições e premiação

Cada um deles receberá R$ 10 mil para dar início ao projeto. O acompanhamento das propostas, previsto para acontecer de setembro a março de 2019, ficará a cargo de mentores associados do Fundo Zona Leste Sustentável, enquanto que a incubação será feita pela Habits Incubadora Escola da USP Leste.

Vale ressaltar que todos os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados em criar coisas novas e, consequentemente, aumentar as oportunidades da região. As inscrições para os encontros podem ser realizadas neste link.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas no regulamento, pelo telefone (11) 2640-6074 ou pelo e-mail [email protected].

Notícias relacionadas

Apoio institucional