Instituto C&A apoia o desenvolvimento institucional

Por: GIFE| Notícias| 11/10/2013

O Instituto C&A está com edital aberto para selecionar projetos de promoção, produção de conhecimento e difusão da agenda de desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil (OSCs). O redeGIFE conversou com a coordenadora dos programas Desenvolvimento Institucional e Redes e Aliança, Cristiane Félix, para entender melhor quais são as iniciativas apoiadas. Confira a entrevista:

redeGIFE: O que se caracteriza como desenvolvimento institucional?
Cristiane Félix: Tomando como ponto de partida os eixos adotados pelo programa Desenvolvimento Institucional do IC&A (identidade, ação social, gestão e mobilização de recursos) podemos dizer também que o que caracteriza o desenvolvimento de uma instituição é:
• A capacidade de traduzir sua missão e torná-la viva e atual em consonância com as demandas sociais.( IDENTIDADE)
• A capacidade de fazer com que sua ação social (jeito de fazer, metodologias e concepções) expressem sua identidade e realizem sua missão.(AÇÂO SOCIAL)
• A capacidade de se organizar e gerir os recursos desta organização (humanos, sociais, políticos e materiais) articuladamente com a sua missão.( GESTÂO)
• Capacidade de mobilizar recursos (humanos, políticos e materiais) em prol da realização de sua missão e de sua sustentabilidade.(MOBILIZAÇÂO DE RECURSOS)

O Instituto C&A acredita que uma forma de caracterizar o desenvolvimento institucional de uma organização está na sua autopercepção em relação à integralidade destes eixos. Refletir sobre os estágios em que cada um deles se encontra dentro da organização e sua sinergia e integração são fatores fundamentais para pensar formas de capitanear sua força interna e externa em prol do desenvolvimento social.

redeGIFE: Qual a importância que o Instituto C&A vê em apoiar essa agenda?
Cristiane: Esta questão da agenda de Desenvolvimento Institucional ainda nos parece um ponto a desenvolver no setor social. Seja na percepção do que é uma agenda de desenvolvimento institucional, seja pelas múltiplas compreensões que o termo arregimenta (fortalecimento, gestão , transparência etc), seja ainda pela falta de compreensão do papel importante e decisivo das organizações sociais para o desenvolvimento de uma sociedade.

Apoiar esta agenda reafirma um pensamento político ao mesmo tempo em que publiciza uma crença no protagonismo das instituições sociais (ONGs, grupos, movimentos e redes) como atores importantes para o desenvolvimento social e para a democracia.

O Instituto C&A reconhece a relação direta entre o fortalecimento das organizações sociais e as suas pautas políticas como elementos impulsionadores para que uma transformação social ocorra. Assim entendemos que ao apoiar o desenvolvimento da sociedade civil , suas instituições sociais, sobretudo daquelas que compreendem a garantia e defesa de direitos, estamos criando condições para que a democracia possa ocorrer.

Ao apoiar esta agenda o Instituto C&A faz também uma reflexão sobre o seu papel como investidor social privado, observando pontos importantes para pensar o desenvolvimento interno de uma organização com esta natureza (setor privado) e a sua efetiva contribuição com o contexto social.

Entendemos que esta agenda de desenvolvimento institucional que o programa coloca está em consonância com nossa aspiração que é a garantia do direito a educação de crianças e adolescentes para uma sociedade participativa, justa e sustentável.

redeGIFE: Quais são as linhas de ação que são apoiadas pelo edital?
Cristiane: Este edital tem uma característica peculiar: ele apoia iniciativas que ampliem, qualifiquem e aprofundem a agenda de DI. Ele está voltado ao adensamento da agenda de DI, ao desenvolvimento deste campo, com o apoio a processos de fomento, articulação e incidência.

Serão passíveis de apoio ações alinhadas a uma ou várias das linhas de ação da agenda de desenvolvimento institucional, no campo da educação e no campo do desenvolvimento institucional em geral, em especial:
• Fomento e apoio à constituição de espaços de articulação e diálogo que visem ao fortalecimento da agenda do desenvolvimento institucional de OSCs, em especial no que concerne ao campo da educação de crianças e adolescentes no país.
• Promoção de eventos de intercâmbios: realização de encontros técnicos e/ou políticos para trocas de experiências, formação e discussão de temas de desenvolvimento institucional, com vista ao fortalecimento da agenda de desenvolvimento institucional.
• Apoio à produção e disseminação de conhecimento: estudos, pesquisas e publicações; realização de eventos técnicos e programas de capacitação, com vistas ao fortalecimento das ações em desenvolvimento institucional no campo da educação de crianças e adolescentes.
• Ações de comunicação, campanhas, etc. voltadas aos temas da agenda de desenvolvimento institucional de OSCs.

redeGIFE: Como se dá o apoio as organizações selecionadas?
Cristiane: Por meio de recursos financeiros no teto máximo de 80 mil reais, para ações a serem executadas no período de janeiro a agosto de 2014.

O Instituto C&A tem como prática também dar apoio técnico aos parceiros. Este apoio é caracterizado por diálogos e encontros presenciais promovidos diretamente pelos programas. Todavia, pela natureza deste edital, não teremos estes encontros presenciais promovidos a partir do programa. Mas fica mantido o diálogo técnico permanente em relação às ações apoiadas. Acreditamos que o diálogo promove novos aprendizados para ambos os lados.

redeGIFE: Quais os resultados esperados com este apoio?
Cristiane: Esperamos que possam emergir destas iniciativas temas, atores e ações estratégicas que pautem o desenvolvimento institucional como fator de reflexão para o desenvolvimento social (pesquisas, produções de conhecimento, seminários, plataformas). Esperamos que venham propostas que nos façam refletir sobre o campo das organizações sociais e agendas importantes envolvendo a educação e o desenvolvimento de instituições. Por fim, esperamos que estas iniciativas apontem caminhos novos para pensar e atuar no campo do desenvolvimento das organizações e do setor social como um todo.

O edital está com inscrições abertas até o dia 21 de outubro e pode ser acessado aqui.

Associados

Instituto C&A

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional