Instituto C&A debate sustentabilidade na indústria da moda

Por: GIFE| Notícias| 15/08/2016

Ao celebrar 25 anos de atuação no Brasil, o Instituto C&A protagoniza um debate sobre a sustentabilidade na indústria da moda. Em pauta, importantes temas como a participação da mulher neste setor (elas correspondem a 75% da força de trabalho) e o combate ao trabalho escravo e infantil.

Para marcar seu aniversário e reafirmar seu compromisso com o enfrentamento dos desafios socioambientais que marcam a indústria da moda, o Instituto reuniu especialistas no último dia 4 em um evento em São Paulo. Participaram do debate Fábio Aquino de Albuquerque, agrônomo da Embrapa; Marques Casara, diretor da Papel Social; Mércia Silva, coordenadora do movimento InPacto, pela erradicação do trabalho escravo; e Giuliana Ortega, diretora-executiva do Instituto C&A.

O debate se voltou para a questão da informalidade e a fragmentação da cadeia de fornecimento da indústria da moda – cerca de 70% dos postos de trabalho do setor estão em micro e pequenas empresas. Os especialistas também falaram sobre os desafios da cadeia de negócio, incluindo um importante debate sobre o uso responsável de matérias-primas – no que tange ao plantio de algodão, por exemplo, e consumo de água e uso de fertilizantes.

Giuliana Ortega, diretora-executiva do Instituto C&A, destacou o compromisso da organização com a causa. “Algumas das estratégias globais do Instituto C&A para transformar a indústria da moda incluem a promoção de uma maior transparência no setor e um olhar especial para a questão de gênero em todos os programas. Por acreditarmos que a moda pode ser uma força para o bem, queremos atuar como agentes de transformação do setor, de forma colaborativa com a sociedade civil, demais institutos e fundações, empresas, e entidades setoriais.”

25 anos de atuação

Ao longo de duas décadas e meia de atuação, o Instituto C&A investiu US$ 125 milhões, que foram usados em apoio a 2 mil projetos sociais, que impactaram 1 milhão de crianças, adolescentes e educadores.

Em 2016, devido a um processo de reorganização institucional, passou a integrar a C&A Foundation, organização com sede na Suíça e que coordena o investimento social de todos os institutos e fundações que levam o nome da C&A no mundo.

Associados

Instituto C&A

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional