Instituto C&A e Ashoka buscam inovações sustentáveis para o setor têxtil

Por: GIFE| Editais| 19/10/2015

Com a proposta de buscar soluções inovadoras e sustentáveis para as cadeias de fornecimento do setor têxtil, visando trazer mudanças positivas em toda a indústria da moda, o Instituto C&A, que representa a C&A Foundation no Brasil, em parceria com a Ashoka, lança o desafio mundial “Tecendo a Mudança: Inovações para uma Indústria Têxtil Sustentável”.

“O Brasil possui muitos talentos em diversas áreas de atuação que devem criar metodologias e técnicas motivadoras. Temos grandes expectativas”, ressalta Giuliana Ortega, diretora executiva do Instituto C&A.

Podem participar do desafio, indivíduos, organizações e instituições com ou sem fins lucrativos de qualquer país, que apresentem inovações em atividades como: avanços em processos sustentáveis no cultivo de algodão e tecidos; oferta de serviços essenciais e recursos para comunidades rurais inseridas na cadeia produtiva têxtil; soluções de ferramentas de rastreabilidade para a cadeia de fornecimento; ferramentas que facilitem a criação de relacionamentos mais sólidos entre fornecedores e marcas; melhoria na eficácia das iniciativas e dos sistemas de monitoramento de várias partes interessadas; iniciativas que permitam que os consumidores determinem a origem das roupas e tenham conhecimento de como o seu poder de compra influencia a cadeia de fornecimento.

Além de serem avaliadas pela sua inovação, as propostas deverão se destacar também diante do impacto social que representam e, para isso, precisarão apresentar dados quantitativos e qualitativos a respeito, assim como a sustentabilidade organizacional, ou seja, os projetos inscritos deverão incluir um plano claro para alcançar objetivos em longo prazo e estratégias de como pretendem conseguir suporte financeiro.

O desafio contará com quatro categorias: “Principal”; “Inscrição antecipada” – para quem se inscrever até 21 de outubro; “Jovem Changemakers” –  voltado para jovens entre 18 e 24 anos; e “Jovem Blogueiro” – pessoas com voz ativa, que captem os desafios desta indústria, destaquem soluções e inspirem outras pessoas a transformarem a moda em uma força para o bem comum.

Os projetos finalistas serão convidados a apresentar seus trabalhos aos líderes da indústria na Conferência Fabric of Change, em 2016. Para isso, receberão apoio da equipe do Changemakers na construção da narrativa e apresentação de suas iniciativas e um feedback detalhado do painel de jurados especialistas do Changemakers.

No evento, serão anunciados os oito vencedores que receberão prêmios que, no conjunto, totalizarão até R$ 400 mil. Os recursos deverão ser investidos nas iniciativas, para que as soluções possam ser testadas, aprimoradas ou reaplicadas.

“O Tecendo a Mudança vai unir inovadores e especialistas sociais com a capacidade de realmente catalisar uma transformação na indústria do vestuário”, disse Diana Wells, presidente da Ashoka. “Criar uma rede colaborativa e forte de solucionadores de problemas será um passo e tanto para capacitar todos na cadeia da moda a criar uma mudança positiva”, enfatiza.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição até 18 de novembro pelo site. As novidades sobre o desafio podem ser acompanhadas pelas redes sociais pelo termo #FabricOfChange. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: [email protected].

Associados

Instituto C&A

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional