Instituto Invepar lança IV Edital de Seleção de Projetos Socioambientais

Por: GIFE| Editais| 04/09/2017

O Instituto Invepar lançou seu novo edital para selecionar projetos que contribuam para promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico dos territórios localizados no entorno das empresas do Grupo Invepar.

Poderão participar do edital organizações sem fins lucrativos, que estejam regularmente constituídas e legalizadas há pelo menos um ano e apresentem projetos com duração de até 12 meses. Terão prioridade para seleção os projetos que estejam enquadrados nas Leis Federais de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual), na Lei Federal de Incentivo ao Esporte ou em leis municipais de incentivo à cultura e ao esporte (Leis do ISS). Cada proponente poderá inscrever até dois projetos, mas apenas um poderá ser selecionado.

Zilma Vieira Ferreira, gerente do Instituto Invepar, destaca que as ações do Instituto têm como principal objetivo mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social corporativa do Grupo Invepar, articulando e potencializando os resultados do investimento social estratégico. “A proposta deste edital é conceder apoio financeiro e técnico para projetos socioambientais localizados no entorno das rodovias, da via expressa e das estações do MetrôRio, prioritariamente, nas áreas em situação de vulnerabilidade social e que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, ressalta, destacando que a proposta é criar sinergia entre os resultados das ações de responsabilidade social e a presença da empresa na região de forma mais eficiente.

O edital irá selecionar novas iniciativas ou em andamento tendo como foco a Educação (para o trânsito, segurança, preservação da vida, formação empreendedora, desenvolvimento profissional, gestão e de empreendimentos comunitários, associativismo e formação para economia solidária); o Meio Ambiente (educação ambiental/iniciativas produtivas, coleta seletiva, reciclagem, reflorestamento, conservação da fauna e flora), na Cultura (atividade sociocultural) e no Esporte (atividade socioesportiva de base educacional e participação e lazer). Os projetos deverão ter o empreendedorismo e apoio à gestão pública como temas transversais.

Entre os critérios de seleção estão: atendimento às reais necessidades das comunidades; objetivos claros; metodologia definida; cronograma e orçamento compatíveis; diagnóstico da comunidade; experiência da organização e de seus dirigentes na área do projeto; interesse pela participação comunitária; e visibilidade das estratégias de comunicação.

Inscrições

As inscrições vão até o dia 08 de setembro e deverão ser feitas, exclusivamente, pelo portal ONG Fácil. O regulamento completo está disponível no site do Instituto Invepar. Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional