Instituto Jatobás inaugura a primeira Biblioteca Comunitária da região da Água Espraiada

Por: Instituto Jatobás| Notícias| 20/11/2023

Localizada no Galpão Jatobás, a Biblioteca Comunitária Fátima Viana faz parte do primeiro centro cultural do Campo Belo; o espaço conta com acervo de mais de mil livros, brinquedoteca e atividades literárias

Kaliny Santos, do Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás, organização sem fins lucrativos que atua na região da Água Espraiada, zona sul de São Paulo, inaugurou no sábado, dia 11 de novembro, a Biblioteca Comunitária Fátima Viana com programação especial e atividades culturais. O espaço está instalado no Galpão Jatobás, que fica na Rua Estevão Baião, 149, – o primeiro equipamento cultural do Campo Belo, com atividades educativas, artísticas e de bem-estar, com foco na valorização da cultura e nas cerca de 8 mil famílias. Por isso, são oferecidos também cursos livres e capacitações técnicas.

Homenageando a líder comunitária e educadora do território Maria de Fátima Viana, a biblioteca será um espaço multiuso para a troca de conhecimentos, com ampla programação para crianças, jovens, adultos e terceira idade. Além de um acervo de  mais de 1.200 livros e uma brinquedoteca, com jogos e brinquedos para todas as faixas etárias, seguindo  o conceito de biblioteca viva e serão desenvolvidas  atividades de incentivo à leitura e para agregar  as pessoas em um ambiente novo, mais cultural.

“O Campo Belo está entre os dez distritos com os mais baixos indicadores sociais de São Paulo e é sintomático que a região não tivesse espaços culturais, públicos ou privados, disponíveis para os moradores. Queremos proporcionar um lugar de acesso e interação cultural, fomentando a economia criativa local. Tudo isso faz parte dos pilares do Instituto Jatobás de desenvolvimento humano e inovação social”, conta André Menezes, líder do território

Com a proposta de apresentar o espaço para a comunidade, serão oferecidas visitas guiadas para organizações e escolas do território, para assim difundir o conceito de biblioteca comunitária e viva como local de encontro, brincadeiras, leitura e escrita. Entre as atividades que vão compor o calendário da Biblioteca Comunitária Fátima Viana estão a contação de histórias, em que o contador pode utilizar diferentes recursos narrar uma história para um grupo de pessoas, tornando a narrativa mais envolvente, pelos gestos, expressões faciais, objetos e música; mediação de leitura, para auxiliar no processo de relacionamento das crianças e jovens com os livros, a partir da leitura integral do texto sem uso de recursos como gestos, músicas e objetos; além de oficinas diversas, com a proposta de iniciar os participantes, de forma lúdica, em conceitos artísticos como: escrita criativa, desenho, HQ’s, montagem de livros artesanais, carimbos artesanais com materiais recicláveis e/ou naturais, entre outras atividades. 

“Será uma biblioteca viva em ações e atividades, como encontros com escritores, contação de histórias para crianças e jovens, leituras e bate-papos, que a transformam em uma plataforma de expressão e oportunidades valiosas para o desenvolvimento de habilidades criativas, estimulando a produção cultural dentro da comunidade”, conta a responsável pela biblioteca, Thais Almeida.

A biblioteca do Galpão Jatobás é inspirada no case de sucesso do Centro Max Feffer, a Biblioteca Pública de Pardinho inaugura em 2022. O local oferece acervo de livros de diferentes temas, brinquedoteca, atividades criativas, lúdicas e educacionais, workshops e uma ampla programação para crianças, jovens, adultos e terceira idade, com objetivo principal incentivar a criatividade e o aprendizado contínuo. No último ano, o espaço registrou a visita de 3.399 pessoas e efetuou um total de 3.551 empréstimos de livros, números expressivos para uma cidade com apenas 7.153 habitantes.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional