Instituto João e Maria Backheuser reconhece comprometimento das escolas com a alfabetização

Por: Instituto João e Maria Backheuser| Notícias| 15/05/2023

NA CERIMÔNIA DO Prêmio João e Maria Backheuser, escolas são reconhecidas pelo compromisso com a alfabetização dos seus alunos

Reconhecer o comprometimento das escolas com a alfabetização dos alunos. Este é, sem dúvida, o principal objetivo do 2o Prêmio João e Maria de Educação — que, no início de abril, premiou quatro escolas públicas dos municípios de Casimiro de Abreu/RJ e Conceição de Macabu/RJ. Além de terem recebido placas e certificados, as vencedoras do Prêmio irão a Sobral, município cearense que é considerado referência nacional em educação, para conhecer as experiências pedagógicas da rede. Será, certamente, uma viagem de muita troca e aprendizado. 

“Em 2022, os desafios pós pandemia foram enormes, mas conseguimos resultados excepcionais: dobramos o número de crianças no nível adequado nas redes apoiadas. É preciso reconhecer esses profissionais que conseguem todos os dias, com muito esforço, transformar um pouco da realidade da sua comunidade através da educação. Juntos, vamos ajudar a alfabetizar cada vez mais crianças no estado do Rio de Janeiro”, disse Anna Backheuser, presidente do conselho do Instituto João e Maria Backheuser (IJMB).

O Prêmio é voltado para as instituições públicas dos municípios de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu com turmas de Pré-escola e 1o e 2o anos do Fundamental. Todas as escolas participantes são parceiras do Instituto João e Maria Backheuser e passaram pelo projeto Letras do Saber, que apoia as secretarias municipais de Educação no processo de alfabetização na idade certa. Com a premiação, o instituto espera estimular a adoção das melhores práticas pedagógicas nas escolas a partir da formação de todos os envolvidos no processo educacional e reconhecer as escolas com os melhores resultados em nossas avaliações.

“Com a parceria entre o IJMB e as secretarias de Educação dos municípios parceiros, conseguimos desenvolver um trabalho dentro das escolas para combater as defasagens de aprendizado na alfabetização. É hora de reconhecer os esforços das escolas e de suas equipes”, prossegue Anna Backheuser, presidente do conselho  do IJMB. 

Um momento para valorizar a educação pública

Além de consagrar os esforços das quatro escolas vencedoras, o prêmio representou um momento de valorização da escola pública e de reconhecimento da educação como agente de transformação social.

O Instituto acredita na transformação da sociedade por meio da educação. Rio de Janeiro é o 2o maior PIB do país, mas sempre tem os seus indicadores educacionais abaixo da média nacional. O terceiro setor precisa unir esforços com o governo por um mesmo objetivo”, endossou a diretora do Instituto, Teca Pontual.

O apoio recebido foi muito celebrado pelas escolas participantes e ressaltado pela representante de uma das vencedoras, na categoria infantil, a Escola Municipal Renata Tavares Bastos.

“Estamos muito felizes e contentes por recebermos esse prêmio. Eu lembro do apoio que recebemos em todos os momentos e como fez diferença”, concluiu Fábia Cruz Ferreira, emocionada.

Confira as unidades vencedoras

Casemiro de Abreu

Categoria Infantil – Escola Municipal Renata Tavares Bastos

Categoria Ensino Fundamental  – Escola Municipalizada Moysés Silveira


Conceição de Macabu

Categoria Infantil – C.M.E.I Vovó Cenoura Procópio

Categoria Ensino Fundamental – C.E.M Almerinda de Mattos Henrique

Sobre o prêmio

Em 2019, o IJMB lançou o Prêmio João e Maria de Educação, para incentivar o engajamento dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos. Na primeira edição, 15 escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do município de Casimiro de Abreu, que participaram do programa TransFormar, foram avaliadas em quesitos como aperfeiçoamento da gestão pedagógica, articulação com os familiares e realização de atividades estratégicas de leitura. Do total de inscritas, seis escolas foram selecionadas e receberam a visita de um comitê formado por profissionais da área de educação.
 
Após a avaliação dos especialistas, as escolas Patrick Marchon Portal e Pré Escolar Anexo ao CECA municipalizado se destacaram com os melhores resultados pedagógicos ao incentivar a leitura, uma gestão escolar estratégica e a formação para qualificação de professores, vencendo em suas categorias. Ambas as escolas foram premiadas com notebooks para auxiliar na gestão.

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