Instituto Neoenergia anuncia 3ª edição do Prêmio Inspirar

Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 29/05/2023

O Instituto Neoenergia está com inscrições abertas para a 3ª edição do Prêmio Inspirar, iniciativa que promove o reconhecimento do protagonismo feminino cisgênero e transgênero no campo da arte e cultura, dirigido prioritariamente para regiões de vulnerabilidade social. Neste ano, serão aceitas inscrições de mulheres que conduzam, há pelo menos um ano, ações em localidades dos estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Realizado pelo Instituto Neoenergia, com a colaboração das distribuidoras da Neoenergia e parceria técnica da Baluarte Cultura, o Inspirar vai celebrar as histórias de transformação social promovidas por 16 lideranças femininas, em três categorias: Pessoa Física/MEI – Microempreendedora Individual; Coletivos ou Grupos não formalizados; Produtoras Culturais ou Organizações da Sociedade Civil. As vencedoras, três escolhidas por mérito cultural e 13 por votação popular, dividirão um prêmio de R$ 140 mil. 

Para participar, as candidatas devem atender a critérios específicos, como inspiração, transformação, articulação, diversidade e criatividade. Além disso, as lideranças devem estar comprometidas em melhorar a qualidade de vida das pessoas das comunidades em que atuam, impulsionando o desenvolvimento sustentável. As agentes de mudança devem ser reconhecidas em suas comunidades, evidenciando o impacto positivo de suas ações. 

O Prêmio Inspirar destaca a importância da diversidade cultural e artística nas atividades realizadas pelas lideranças femininas além da importância da conexão com outros atores sociais, uma vez que a colaboração e o trabalho em rede são fundamentais para promover mudanças significativas e construir um mundo melhor para as gerações futuras. O prêmio tem como foco fortalecer o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero e a missão de impulsionar ações que tenham potencial de gerar efeitos multiplicadores, contribuindo para o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável.

Sobre o Prêmio Inspirar

Para saber mais sobre o Prêmio Inspirar, acesse o site do Instituto Neoenergia e faça a sua inscrição entre os dias 26 de maio e 21 de junho, às 18h.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional