Instituto Neoenergia anuncia investimento em revitalização de Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte
Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 25/11/2024O Instituto Neoenergia em parceria com a Neoenergia Cosern e com o Governo do Rio Grande do Norte, anunciou nesta segunda-feira (11) o apoio para a revitalização de 14 Casas de Cultura Popular no estado com investimento de R$2,5 milhões via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) para recuperar estruturas físicas e modernizar equipamentos desses espaços culturais.
Com atuação destacada na valorização do patrimônio histórico e cultural brasileiro, o programa Resgatando a História é uma chamada pública realizada pelo BNDES em parceria com membros-fundadores, entre eles, o Instituto Neoenergia.
Impacto cultural e econômico no Rio Grande do Norte
As Casas de Cultura Popular são reconhecidas como centros de convivência e expressão artística, fundamentais para preservar tradições locais e democratizar o acesso à cultura. Além de fomentar o turismo regional, esses espaços contribuem para o desenvolvimento social e econômico nas cidades onde estão localizados.
Durante a cerimônia de lançamento, a governadora Fátima Bezerra destacou o potencial transformador do projeto: “A revitalização dessas casas representa um marco para a cultura potiguar. É uma celebração da memória, inclusão e transformação social. Sem a parceria com o Instituto Neoenergia, nada disso seria possível.”
Por meio do Resgatando a História, o Instituto Neoenergia reafirma seu compromisso com a promoção da cultura como um pilar para a transformação social. “O Rio Grande do Norte tem uma cultura vibrante, e é inspirador fazer parte de projetos que promovem a valorização do patrimônio cultural e a formação de agentes culturais locais. Com a revitalização das Casas de Cultura, daremos um novo impulso às iniciativas culturais do estado,” destacou Renata Chagas, diretora-presidente do instituto, durante o evento.
Sobre o programa Resgatando a História
O programa Resgatando a História promove ações de restauração, conservação e modernização de bens materiais e imateriais. Além das Casas de Cultura Popular no Rio Grande do Norte, o Instituto Neoenergia já apoia, por meio do programa, projetos como a revitalização do Portomídia, em Recife, e a Estação Criativa de Caruaru, em Pernambuco.
Saiba mais na página oficial do programa Resgatando a História no site do Instituto Neoenergia