Instituto Neoenergia anuncia resultados de aceleração de ONGs e negócios de impacto
Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 19/06/2023Escola Maria Teixeira, que atende gratuitamente crianças e adolescentes na zona rural de Luziânia (GO) e foi acelerada pelo Impactô Social 2022
O Instituto Neoenergia divulgou os resultados do Programa de Aceleração Social Impactô 2022, iniciativa de fortalecimento de ações da sociedade civil alinhadas ao alcance do desenvolvimento sustentável. Ao longo de nove meses, ONGs e negócios de impacto participaram de 2.080 horas de mentorias online e 716 atividades relacionadas às áreas de gestão estratégica, negócios e inovação. Com a conclusão desse ciclo, em março, as organizações foram avaliadas por uma banca de investimentos, que deliberou sobre a distribuição de R$ 100 mil entre elas.
O programa, realizado em parceria com o Instituto Ekloos, teve como intuito a aceleração de ações transformadoras da sociedade. Um trabalho promovido por meio de dois editais, o Impactô Verde, destinado a iniciativas que atuam em prol da preservação de ecossistemas de montanhas e redução das mudanças climáticas, e o Impactô Social, voltado a projetos focados no trabalho com crianças, adolescentes e jovens nas áreas de capacitação profissional, educação e inclusão social de pessoas com deficiências e doenças graves. Durante a trilha de desenvolvimento, 43 gestores e colaboradores dessas instituições foram apoiados pela equipe de mentores do Impactô, entre eles seis lideranças da Neoenergia.
“As organizações aprimoraram o seu conhecimento em temáticas diversas e já estão colocando em prática o aprendizado para expandir o impacto positivo de suas ações. Apoiar esse processo é muito importante, pois acreditamos no viés transformador de cada uma dessas ONGs e negócios de impacto”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia. A aceleração permitiu às ações estruturar seus mecanismos de gestão e adotar práticas inovadoras, beneficiando diretamente 6.538 pessoas e 26.151 indiretamente das áreas onde elas estão presentes: Distrito Federal, Piauí, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo.
Para Amaya, representante do AMA-TE, centro de educação popular agroecológico que atua na Comunidade das Formigas, em Nísia Floresta (RN), o Impactô Verde foi uma oportunidade única de desenvolvimento. “É um prazer enorme, imensurável, ter participado de um programa tão grande de aceleração. A gente vê a experiência da comunidade das Formigas, a união que eles mostram pra gente. Isso é um crescimento muito grande, tanto profissional quanto pessoal”, afirma ela. Sentimento que também é compartilhado por Karen, do Projeto Matrix, iniciativa de Brasília (DF) fortalecida pelo Impactô Social e que auxilia estudantes a ingressarem no ensino superior: “Eu só tenho a agradecer, vocês foram sensacionais. Descobrimos o grande problema do Matrix, que era saber como se apresentar de uma forma clara. Conseguimos solucionar esse problema e diversos outros, então a gente já está com o Matrix encaminhado e só falta colocar a mão na massa e ir pra frente”.
Para saber mais sobre o Programa de Aceleração Social Impactô, acesse o site do Instituto Ekloos.