Instituto Neoenergia anuncia salvaguarda de edificação símbolo de Itanhaém (SP)
Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 22/07/2024Convento Nossa Senhora da Conceição, que passará pelo processo de salvaguarda.
O Instituto Neoenergia lançou, na última quinta-feira (4), mais uma edição do Programa de Iluminação Cultural, que atuará na conservação e proteção do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, em São Paulo. A iniciativa tem como principal objetivo promover a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, estimulando a educação patrimonial.
Uma nova iluminação ecoeficiente será instalada na edificação histórica, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também serão desenvolvidas atividades culturais com a comunidade, entre elas ações de educação patrimonial em escolas da rede pública de ensino do município, conduzidas por professores e arte-educadores.
O processo de salvaguarda desse símbolo do Patrimônio Cultural Brasileiro será conduzido em parceria com a Prefeitura de Itanhaém e a Diocese de Santos, administradora do convento desde 1916, e em parcerias técnicas com a Brasilis e Neoluz.
Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia destaca a importância da iniciativa: “É fundamental aproximar a sociedade de seu legado histórico e sua identidade para atender às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro deve ser uma agenda cada vez mais prioritária no país.”
As atividades de conservação e recuperação do Convento Nossa Senhora da Conceição serão finalizadas em 2024. Uma intervenção cultural gratuita e aberta ao público, protagonizada por artistas da região e manifestações culturais locais, será realizada para a entrega do projeto luminotécnico ecoeficiente, destacando os elementos arquitetônicos do monumento.
O Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém
O convento é uma construção no estilo Colonial Barroco dos séculos XVI e XVII e está situada no alto do Morro do Itaguaçu, no centro histórico de Itanhaém. Há mais de 300 anos a edificação mantém sua estrutura atual, sendo um símbolo do Patrimônio Cultural Brasileiro na região.
Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre a edificação e porque é importante atuar em prol da sua salvaguarda no âmbito da educação patrimonial.
Como é a salvaguarda do Programa de Iluminação Cultural?
A iniciativa tem como missão contribuir com a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, conservando e recuperando importantes construções históricas do país. Dessa forma, contribuindo com a valorização dos seus legados históricos, impulsionando o desenvolvimento econômico e incentivando o turismo sustentável nas cidades abrangidas.
Em alinhamento aos ODS da ONU, o Programa de Iluminação Cultural já promoveu, desde 2015, a salvaguarda de seis monumentos históricos do interior do país:
- Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA);
- Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE);
- Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP);
- Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN);
- Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE);
- Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA).
O processo de salvaguarda desenvolvido pela iniciativa também apoia a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades por meio de três eixos:
- Projeto luminotécnico: o equipamento cultural recebe um processo de salvaguarda complexo, culminando na instalação de um novo projeto luminotécnico ecoeficiente que destaca os seus elementos arquitetônicos e reduz o consumo de energia;
- Ação de educação patrimonial: orientados por professores e arte-educadores das localidades beneficiadas, estudantes da rede pública de ensino participam de oficinas e atividades lúdicas para discutir a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro e dos saberes e tradições locais.
- Intervenção cultural: a inauguração do novo projeto luminotécnico acontece em um grande evento gratuito e dirigido à comunidade, em que artistas e manifestações culturais regionais apresentam suas performances. Além disso, profissionais locais atuam como parceiros nas ações operacionais e de produção da festividade.
Os detalhes da elaboração e gerenciamento das atividades de educação patrimonial e sua conexão com os ODS estão dispostos em um manual, elaborado com base nas experiências das últimas edições do Programa de Iluminação Cultural. Clique aqui para acessar esse documento e conhecer mais sobre o trabalho de salvaguarda do Instituto Neoenergia.