Instituto Neoenergia e Celpe lançam Prêmio Inspirar para valorizar e reconhecer mulheres que transformam pela arte e cultura

Por: Instituto Neoenergia| Editais| 31/05/2021

Em mais uma iniciativa alinhada à Década da Ação e ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Instituto Neoenergia, a Celpe (companhia de distribuição do estado de Pernambuco) e a Baluarte Cultura acabam de lançar o primeiro Prêmio Inspirar. O prêmio tem como objetivo valorizar e reconhecer mulheres que têm ajudado a transformar a realidade de suas comunidades, a partir de projetos e ações em Arte e Cultura, na cidade do Rio de Janeiro, municípios da Baixada Fluminense (RJ) e de Pernambuco.

A primeira edição do prêmio contempla o ODS5 (equidade de gênero), e poderão se inscrever mulheres, cis e trans, e de grupos sub-representados, como o de povos originários, quilombolas, negros, minorias étnicas, PcD e LGBTQI+. A criação do prêmio contempla, ainda, reconhecer e promover as iniciativas em arte e cultura realizadas nas comunidades destas regiões, que foram fundamentais para ajudar na superação dos problemas agravados pela Covid-19.

“Muitas mulheres e seus coletivos têm realizado ações fantásticas em suas comunidades, superando os imensos desafios da desigualdade social, agravados com a pandemia. Queremos reconhecer e valorizar as iniciativas destas mulheres e de seus coletivos em arte e cultura, que, muitas vezes anonimamente, promovem grandes transformações sociais em suas regiões, mas não são conhecidos em outros locais do país”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

Para Paula Brandão, diretora da Baluarte, a iniciativa é muito importante, especialmente nesse momento em que o terceiro setor vem atravessando. E, reconhecer projetos de arte e cultura, é incentivar e demonstrar como esse segmento é importante a toda a sociedade. “Queremos reconhecer e homenagear essas mulheres que, mesmo diante de todas as dificuldades, mantiveram seus projetos de arte e cultura, motivando e transformando suas comunidades”, diz.

As lideranças femininas poderão se inscrever no prêmio, no site do Instituto Neoenergia, de 21/05 até às 18h do dia 21/06/2021, e as etapas de seleção consistem na triagem inicial, na qual uma equipe técnica avaliará o preenchimento correto da inscrição, a de pré-seleção, com análise dos projetos que atendem aos critérios de Inspiração, Transformação, Articulação e Diversidade e Criatividade – momento onde serão anunciados os finalistas – e a de votação popular, com a sociedade civil elegendo os ganhadores, que ocorrerá entre os dias 7/09 e 20/09/2021. A cerimônia de premiação será online e transmitida nos canais da Celpe e da Neoenergia, no dia 23 de setembro.

Mais informações sobre o Prêmio Inspirar, acesse o link:
http://www.institutoneoenergia.org.br/pt/como-atuamos/arte-e-cultura/premio-inspirar/Paginas/default.aspx

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional