Instituto Neoenergia e CIEDS promovem encontro nacional para debates sobre educação pública

Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 07/10/2024

O Balcão de Ideias e Práticas Educativas (BIPE), projeto do Instituto Neoenergia em parceria com o CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável –  organizou, entre os dias 18 e 20 de agosto em Salvador (BA), o evento “Educação em Rede”. Este primeiro Encontro Nacional das Redes Assessoradas da iniciativa reuniu gestores educacionais dos sete municípios participantes para promover o diálogo entre as diferentes secretarias municipais sobre os desafios da educação pública.

Durante o evento, representantes de Itaparica (BA), Itapebi (BA), Rio do Fogo (RN), Francisco Morato (SP), Junco do Seridó (PB), Santa Luzia (PB) e São José do Sabugi (PB) compartilharam experiências e reforçaram o compromisso com temas cruciais para o desenvolvimento das redes públicas de ensino.

Como parte do programa, as secretarias de educação dos municípios assessorados pelo BIPE são incentivadas a definir e alcançar as metas estabelecidas em seus Planos Municipais de Educação, em conformidade com o Plano Nacional de Educação, suas metas e objetivos.  Essa parceria visa aprimorar o monitoramento e a implementação de novas estratégias para o avanço da educação pública.

Conheça mais sobre a contribuição do BIPE para a educação pública

O BIPE tem como missão principal a formação de educadores e gestores das redes públicas, promovendo práticas pedagógicas alinhadas às dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, visando ao fortalecimento da educação pública no Brasil.

Suas atividades incentivam professores e gestores a articularem conceitos de educação integral e inovação educacional, consolidando políticas educacionais nas regiões atendidas e ampliando as oportunidades formativas para os estudantes.

As ações do BIPE são conduzidas por três frentes principais, que também oferecem aos educadores experiências colaborativas para análise, reflexão e sistematização dos métodos de aprendizagem e socialização dos conhecimentos ligados à educação pública:

  1. Formação híbrida: são oferecidos cursos que combinam atividades presenciais e online, ajudando os professores das secretarias municipais de educação a estruturarem seus planejamentos curriculares com base na BNCC;
  2. Autoformação continuada à distância: cursos online são disponibilizados para educadores formais e informais de todo o país, promovendo a formação continuada e o aprimoramento profissional;
  3. Assessoria estratégica e pedagógica: voltada para gestores públicos, essa frente apoia a criação e o cumprimento das metas dos Planos Municipais de Educação, através do monitoramento e desenvolvimento de novas estratégias.

Para saber mais sobre o BIPE, acesse a página do programa no site oficial do Instituto Neoenergia.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »