Instituto Neoenergia e WWF-Brasil lançam Podcast Coralizar sobre corais marinhos

Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 21/03/2022

Está no ar o Podcast Coralizar, com seis episódios que visam aproximar o ouvinte do incrível mundo dos corais marinhos. A ação faz parte do Projeto Coralizar, realizado através de uma parceria entre o Instituto Neoenergia e o WWF-Brasil, que tem como objetivo restaurar corais na região Nordeste do Brasil por meio de pesquisas e ações de educação ambiental nas áreas da APA Costa de Corais e do Atol das Rocas, na costa de Pernambuco.

A escolha da semana de lançamento não foi por acaso: no dia 16/03 é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, cujo objetivo é informar e incentivar a população acerca de ações que possam diminuir as consequências causadas pelas mudanças climáticas no planeta. 

Qual é a relação entre mudanças climáticas e corais?

Os corais são diretamente afetados pelos efeitos destas transformações, um exemplo disto é o aumento da temperatura da água do mar, uma das principais causas do branqueamento e eventual morte de recifes inteiros. A partir de pesquisas científicas e estratégias de preservação, todos podemos buscar soluções para mitigar estes impactos e preservar a biodiversidade marinha.

O que é o Projeto Coralizar?

O litoral de Pernambuco, onde o projeto é realizado, possui grande importância ecológica para o país, pois serve de abrigo, alimentação e reprodução para diversas espécies de animais. Atualmente, através da restauração de corais, pesquisa científica e ações de educação ambiental, a iniciativa beneficia os moradores da região e os mais de 60 mil turistas que a visitam anualmente, além dos jangadeiros que oferecem passeios aos bancos de corais. Ao todo, o Coralizar já mapeou 34km de fundo marinho da área de atuação das pesquisas.

O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade marinha do planeta, portanto a preservação dos corais repercute justamente na conservação de espécies dos ecossistemas complexos em que estão inseridos. A iniciativa do projeto, e do podcast, contribui para a aproximação com a sociedade civil, organizações não-governamentais reconhecidas cientificamente e o poder público, incentivando políticas públicas que unam forças em prol da proteção, restauração e conservação da vida marinha.

Sobre o que são os episódios do Podcast Coralizar?

Os episódios visam ampliar o conhecimento da sociedade sobre recifes de corais com uma linguagem acessível, expondo sua importância para a preservação da vida marinha, e, consequentemente, para a manutenção da vida humana, estimulando-os a participar ativamente no cuidado e proteção deste ecossistema.

Este diálogo está em concomitância com a Década dos Oceanos, iniciativa da ONU que visa conscientizar a população sobre a importância dos oceanos por meio de atividades que fortaleçam a saúde e a sustentabilidade dos mares, estimulando a reflexão sobre ações necessárias para sua proteção. Esta força tarefa é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, para a qual o Instituto Neoenergia, através do projeto Coralizar, contribui diretamente  impactando os ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima, 14 – Vida na Água, 15 – Vida Terrestre e 17 – Parcerias e Meios de Implementação e, indiretamente, o ODS 4 – Educação de Qualidade. 

Os seis episódios da série já estão disponíveis no Spotify e SoundCloud do WWF-Brasil. 

Conheça todos os episódios: 

EP.1 O que são corais?

EP.2 Mudanças climáticas e o branqueamento de corais

EP.3 Restauração de recifes de corais

EP.4 Inovação

EP.5 O turismo e os corais

EP.6 Oceano Profundo 

 

Preservar nossos corais é preservar nosso Patrimônio Natural e o Instituto Neoenergia, por meio do Projeto Coralizar, contribui para a conservação dos corais e dos oceanos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional