Instituto Neoenergia lança editais do programa Transformando Energia em Cultura 2023

Por: Instituto Neoenergia| Editais| 01/05/2023

O Instituto Neoenergia lançou, dia 27 de abril, a edição de 2023 do programa Transformando Energia em Cultura. A iniciativa, realizada em parceria com as distribuidoras Neoenergia da Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo e do Distrito Federal, oferece apoio financeiro a projetos socioculturais por meio de recursos promovidos por leis de incentivo estaduais. 

O programa, destinado a pessoas jurídicas, como produtoras e organizações socioculturais, tem como objetivo incentivar projetos que realizam ações voltadas, principalmente, para a inclusão social de jovens, crianças e mulheres, além de promover a valorização da cultura local, suas origens, tradições e influências. Em adição ao aporte financeiro, as organizações selecionadas serão acompanhadas ao longo de todo período de vigência do edital, em ações de capacitação, que visam o aperfeiçoamento da gestão e em ações que estimulam a aproximação entre projetos, criando uma rede de trocas e oportunidades, essencial para o fortalecimento da cultura local. 

Os projetos também devem estar em consonância com pelo menos um dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): 4 – Educação de qualidade; 8 – Emprego decente e crescimento econômico; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 17 – Parcerias e meios de implementação. O Instituto reforça, por meio do programa, seu compromisso com a Agenda 2030, salientando a importância da cultura para o alcance do desenvolvimento sustentável. 

As iniciativas serão selecionadas priorizando critérios técnicos, e receberão aporte financeiro por meio de recursos promovidos por leis de incentivo à cultura das regiões abrangidas. São elas: Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo (RN); Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Bahia – Fazcultura (BA); Lei de Incentivo à Cultura – LIC (DF) e Programa de Ação Cultural – ProAC – ICMS (SP). Para mais informações, como o regulamento do edital, acesse o site.

Como fazer a inscrição?

É preciso acessar a Plataforma de Projetos Sociais do site do Instituto Neoenergia para inscrever seu projeto. As inscrições estão abertas de 27 de abril a 19 de maio, às 18h.

O Instituto Neoenergia irá receber inscrições de pessoas jurídicas regularmente constituídas e legalizadas, com atuação comprovada no campo da cultura e sede na Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Norte ou São Paulo, nas seguintes modalidades: MEI – Microempreendedor Individual; Organizações sem fins lucrativos; e Produtoras culturais.

Para mais informações acesse Edital Transformando Energia em Cultura (institutoneoenergia.org.br).  

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional