Instituto Neoenergia lança o Prêmio Inspirar 2022

Por: Instituto Neoenergia| Editais| 11/07/2022

O Prêmio Inspirar 2022, voltado à valorização de iniciativas de arte e cultura promovidas por lideranças femininas, está com inscrições abertas a partir das 10h desta sexta-feira (8). Mulheres cisgênero ou transgênero, com atuação em municípios da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal podem participar. As iniciativas devem propor soluções para os desafios sociais de suas comunidades e contribuírem com o desenvolvimento sustentável.

Realizado pelo Instituto Neoenergia, com parceria técnica da Baluarte Cultura e colaboração das distribuidoras da Neoenergia, o Prêmio Inspirar chega à segunda edição com a missão de conhecer, celebrar e visibilizar histórias transformadoras em territórios vulneráveis. Neste ano, 16 iniciativas serão homenageadas, em três categorias: Pessoa Física/MEI – Microempreendedora Individual; Coletivos ou Grupos não formalizados; Produtoras Culturais ou Organizações da Sociedade Civil. Treze delas serão escolhidas por votação popular e as outras três por mérito cultural, selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas da premiação.

É necessário dialogar com os critérios de inspiração, transformação, articulação e diversidade/ criatividade para participar. As lideranças femininas à frente das ações devem ser reconhecidas pelas comunidades onde atuam, desfrutarem de potencial inspirador e atuarem como agentes de mudança. Elas também precisam impulsionar a diversidade cultural e artística por meio de suas atividades, além de estarem conectadas a outros atores sociais locais.

Com o Prêmio Inspirar, o Instituto Neoenergia reforça sua contribuição ao alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero da ONU, fortalecendo iniciativas com efeito multiplicador.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser realizadas no site do Instituto Neoenergia até 5 de agosto, às 18h, por meio do preenchimento de um formulário. Candidaturas de lideranças femininas que atuem ao menos há um ano no campo de arte e cultura serão admitidas, de acordo com os seguintes critérios:

  • Pessoas Físicas e MEI (Microempreendedora individual): mulheres com mais de 18 anos, completos até a data de encerramento do período de inscrições ou MEI de representação feminina;
  • Coletivos ou Grupos não formalizados: grupo de pessoas informalmente reunidas, representadas por uma liderança feminina responsável pela submissão na chamada.
  • Pessoas Jurídicas: Produtoras culturais formalizadas e Organizações da Sociedade Civil, cuja representação legal tenha a liderança de uma mulher e faturamento anual de até R$1.000.000,00 (um milhão de reais).

Quais as áreas contempladas?

O Prêmio Inspirar 2022 contempla ações de arte e cultura lideradas por mulheres nas seguintes regiões:

  • Bahia: todos os municípios;
  • Distrito Federal;
  • Pernambuco: todos os municípios.
  • Rio de Janeiro: capital e municípios da Baixada Fluminense;
  • São Paulo: municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro
  • Mato Grosso do Sul:  municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro

Em caso de dúvidas, mande sua pergunta para o e-mail [email protected] ou uma mensagem para o número (21) 99192-7219.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional