Instituto Neoenergia promove encontro para fortalecimento de políticas educacionais em Itaparica (BA)

Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 06/05/2024

O Instituto Neoenergia contribuiu com a construção de quatro cadernos orientadores de políticas educacionais em Itaparica, por meio do projeto Balcão de Ideias e Práticas Educativas (BIPE). Criadas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEDE), as práticas visam o fortalecimento da rede pública de ensino da cidade.

Quinze coordenadores e técnicos participantes das atividades de assessoria estratégica e pedagógica promovidas pelo BIPE participaram da elaboração dos documentos. Oferecida desde 2021 no município, a consultoria a educadores da SMEDE tem como objetivo principal o fomento à construção e implantação de políticas educacionais.

Entre as ações propostas nos quatro cadernos estão práticas de incentivo à democratização do ensino nas escolas públicas, igualdade e equidade no âmbito da educação. Tais políticas educacionais estão distribuídas nos seguintes volumes:

Conheça o Balcão de Ideias e Práticas Educativas (BIPE)

O BIPE é uma iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Voltado à formação de educadores das redes públicas, o projeto incentiva a criação de práticas pedagógicas alinhadas às dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante as atividades do programa, professores e gestores escolares são estimulados a articular concepções de educação integral e inovação educacional para ampliar as oportunidades formativas dos estudantes. Um processo que contribui diretamente para o amadurecimento das políticas educacionais das localidades abrangidas.

Em 2023, o BIPE atuou em 11 municípios, apoiando 977 educadores por meio de cursos, capacitações, formações e atividades de assessoramento. Ao todo, mais de 97.789 mil estudantes foram beneficiados indiretamente pelos resultados dessas ações de fortalecimento das políticas educacionais nas redes públicas de ensino do país.

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