Instituto Neoenergia publica livro de colorir sobre Patrimônio Cultural Brasileiro

Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 24/10/2022

Para celebrar o mês das crianças, o Instituto Neoenergia lançou o livro de colorir gratuito “Iluminando nosso Patrimônio: Theatro Cinema Guarany”, sobre o principal equipamento cultural de Triunfo, em Pernambuco, que completa 100 anos em 2022. Na publicação, são apresentadas histórias acerca do quinto espaço salvaguardado pelo Programa de Iluminação Cultural do Instituto, que promove a conservação e recuperação de edificações emblemáticas do país, assim como as tradições culturais do município e a importância do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Além das ilustrações para colorir, o livro traz desenhos e textos produzidos por estudantes na ação de educação patrimonial do Programa de Iluminação Cultural, realizada em todas as 14 escolas públicas de Triunfo, envolvendo 250 alunos dos ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o apoio de 15 professores e três arte-educadores. A ação de educação patrimonial, junto à instalação do novo projeto luminotécnico do Guarany, que será inaugurado em um evento aberto ao público em 3 de dezembro, e à intervenção cultural com a comunidade e artistas locais, integra o tripé do programa na cidade.

A obra marca o terceiro ano consecutivo de lançamentos de livros para colorir do Instituto Neoenergia, que reúnem conteúdos educativos sobre os seus projetos a crianças e adolescentes. As aves migratórias e os corais, foco dos projetos Flyways e Coralizar, iniciativas de proteção e recuperação da biodiversidade e luta contra os impactos das mudanças climáticas, foram as ações contempladas em 2020 e 2021, respectivamente.

Para realizar o download do “Iluminando nosso Patrimônio: Theatro Cinema Guarany”, basta clicar aqui. Os livros de colorir dos outros dois projetos podem ser acessados clicando nos seguintes links: Flyways e Coralizar.

Programa de Iluminação Cultural

Iniciado em 2015, o Programa de Iluminação Cultural já promoveu a conservação e recuperação de quatro monumentos: a Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); o Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); a Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); o Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN). Em parceria com a Brasilis Produção Cultural, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e as secretarias municipal e estadual de educação, de Triunfo e Pernambuco, respectivamente, o Instituto Neoenergia está trabalhando na salvaguarda do Theatro Cinema Guarany.

A iniciativa faz parte dos esforços da instituição em contribuir com a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), resgatando a memória e fortalecendo o laço das comunidades com seus equipamentos culturais. Desta forma, apoia o desenvolvimento socioeconômico, incentivando o turismo sustentável, impulsionando a inclusão social e gerando novas oportunidades para o setor de economia criativa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional