Investidores sociais de MT discutem apoio a OSCs e articulam ações sociais na região

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 01/08/2022

A Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT) realizou, no dia 07 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a primeira reunião presencial, após cinco encontros feitos virtualmente. Organizado pelo GIFE, em parceria com a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e a Unimed Cuiabá, o evento teve como tema “Realizar projetos próprios ou apoiar OSCs? Benefícios e desafios de cada escolha para o investimento social privado”. No total, 16 instituições participaram do encontro.

O encontro foi uma oportunidade para compartilhar experiências de empresas locais na articulação de ações sociais, por meio da compreensão sobre os benefícios e desafios da doação, reforçando o papel das institucionais privadas mato-grossenses na transformação da realidade regional. As discussões também serviram para descrever e reforçar conceitos como “cultura de doação” e grantmaking, estratégia adotada por investidores sociais para o repasse de recursos financeiros.

Para inspirar outras empresas e organizações a articular ações na prática e com resultados duradouros, a coordenadora de sustentabilidade Lilian Reis, da Unimed Cuiabá, e a representante da Bom Futuro, Ana Eliza Peixoto, foram convidadas para apresentar seus casos de atuação social privada e ações filantrópicas. Ambas as instituições investem em projetos esportivos, culturais e de saúde, bem como iniciativas filantrópicas voltadas para o bem-estar e qualidade de vida das comunidades em que atuam direta e indiretamente.

De acordo com a Gerente de Investimento Social da FALM, Aletéa Rufino, um dos principais objetivos da Rede é, justamente, ampliar as capacidades do Investimento Social Privado, a fim de fortalecer a democracia no país. “Esse tipo de iniciativa contribui para reduzir desigualdades, promover a equidade racial e fortalecer a sociedade civil, fazendo com que as organizações executem suas ações, mas também se fortaleçam institucionalmente”.

Sobre a RIS-MT

A Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT) tem como missão ampliar o impacto e os resultados das ações filantrópicas e de investimento social em Mato Grosso. A Fundação André e Lucia Maggi (FALM), além da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso Fiemt e da Unimed Cuiabá, estão entre as organizações responsáveis pela coordenação da Rede.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local e humano nos municípios e comunidades onde a AMAGGI mantém operações. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfrentamento da violência, entre outros. Além disso, consolida parcerias em rede com instituições sociais e outras organizações estratégicas.

Atuação em rede

RIS Mato Grosso

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional