Leituras sobre branquitude e racismo: uma curadoria de Cida Bento

Por: GIFE| Notícias| 20/03/2023
cida bento

Maria Aparecida da Silva Bento, conhecida como Cida Bento, é uma psicóloga e ativista brasileira, diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, que atua na redução das desigualdades raciais e de gênero no ambiente de trabalho.

Por muito tempo, ao se falar de estudos de raça, o único objeto de pesquisa possível era a população negra. Mas, para compreender as desigualdades enfrentadas por essa parte da sociedade, é preciso compreender os privilégios desfrutados pela população branca, e mantidos pelo que Cida Bento chama de “Pacto da Branquitude”. A autora também é cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), e eleita uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade pela The Economist, em 2015. 

Nesta semana marcada pelo 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, Cida Bento listou livros sobre o tema para o redeGIFE:

Pacto da Branquitude | Cida Bento

Neste livro, fruto de suas pesquisas e experiências em raça, Cida Bento denuncia a universalidade da branquitude e suas consequências nocivas para qualquer alteração substantiva na hierarquia das relações sociais.

Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil | Cida Bento e Iray Carone

O livro aborda efeitos psicológicos provocados pelo racismo na sociedade brasileira.

Mulheres afrodescendentes na América Latina e no Caribe: Dívidas de igualdade | CEPAL, disponível aqui.

A pesquisa aponta as múltiplas desigualdades vividas pelas mulheres afrodescendentes na América Latina e no Caribe como parte de um complexo sistema de discriminação estrutural legado pelo passado colonial escravista.

Então você quer conversar sobre raça | Ijeoma Oluo

Best-seller do New York Times, esse guia orienta sobre interseccionalidade e ações afirmativas a questões que envolvem as “minorias modelo” e lugar de fala.

Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo | Lia Schucman

A autora desvela a maneira como se constrói o privilégio branco no Brasil contemporâneo. Publicado em 2014, o livro foi um dos responsáveis por tornar o termo “branquitude” conhecido no Brasil. 

Óculos de cor: ver e não enxergar | Lilia Schwarcz

Através da literatura infantil, a autora proporciona reflexões aos jovens leitores sobre branquitude e racismo estrutural.

A sociedade desigual: racismo e branquitude na formação do Brasil | Mario Theodoro

O economista Mário Theodoro demonstra neste livro como o racismo funcionou, e segue operando, como motor e elemento organizador da desigualdade no Brasil.

Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça | Reni Eddo-Lodge

Neste livro, a premiada jornalista Reni Eddo-Lodge explora o propósito político da dominância branca, do feminismo branqueado e a intrínseca relação entre classe e raça.

Não basta não ser racista: sejamos antirracistas | Robin DiAngelo

Robin Diangelo fala da fragilidade branca e da negação do racismo.

Branquitude: estudos sobre a identidade branca no Brasil | Tânia Muller e Lourenço Cardoso

Este livro trata da identidade branca com foco na realidade social brasileira, partindo da branquitude como o lugar mais elevado da hierarquia racial.


Apoio institucional