Maior evento sobre filantropia da América Latina irá debater o combate às desigualdades

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 13/03/2023

Colniza, MT, Brasil: Crianças brincam na comunidade de ribeirinhos de São Lourenço. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Entre os dias 12 e 14 de abril, acontece o principal evento do investimento social privado da América Latina, o 12º Congresso GIFE. Nesta edição, o tema Desafiando as Estruturas de Desigualdades irá guiar as debates no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Como objetivo, o Congresso propõe uma reflexão do papel do investimento social frente às desigualdades e como a filantropia brasileira pode ser mais efetiva ao combater questões estruturais do país. Dentro dessa temática, incluem-se debates na programação sobre o fortalecimento da democracia, promoção da equidade racial e de gênero e a relação entre agenda climática e desigualdades.

A edição de 2023 também celebra os 35 anos da Constituição Federal e do seu Artigo 5º, trecho que estabelece direitos fundamentais. No entanto, três décadas depois da constituinte, 33 milhões de brasileiros passam fome, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; mulheres, negros, povos originários e pessoas LGBTQIA+ não têm plenos direitos constitucionais. É nessa conjuntura que o Congresso GIFE convida os atores do Investimento Social Privado (ISP) brasileiro a desafiar essas e outras desigualdades estruturais.

Acesse a programação do 12º Congresso GIFE e participe.

O Congresso GIFE acontece desde o ano 2000, a cada dois anos, e reúne as principais lideranças do setor, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos com o objetivo de qualificar e articular o investimento social privado no país.

Atualmente, a plataforma do GIFE agrega 160 associados entre institutos, fundações e fundos familiares, corporativos e independentes. Só em 2020, os associados do grupo investiram cerca de R$5,3 bilhões em ações de impacto público-social.

O 12º Congresso GIFE tem como patrocinadores Vale, Fundação Bradesco, Fundação ArcelorMittal, Porticus, Ford Foundation, Fundação Itaú, Gerdau, Fundação FEAC, Fundação e Grupo Boticário e Instituto ACP. Também patrocinam, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Instituto Ibirapitanga, Raízen, Instituto Alana, B3 Social, Fundação Cargill, Alcoa, Instituto Arapyaú, iCS, Instituto Serrapilheira, Instituto Vedacit, Globo e Mattos Filho.

Serviço
12º Congresso GIFE – Desafiando Estruturas de Desigualdades
12 a 14 de abril, Memorial da América Latina, São Paulo
Inscreva-se e participe!


Apoio institucional