Ministras Marina Silva e Anielle Franco confirmam presença no 12º Congresso GIFE

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 03/04/2023
Marina Silva e Anielle Franco

Anielle Franco e Marina Silva estarão no 12º Congresso GIFE

 As ministras do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, e de Igualdade Racial, Anielle Franco, estarão à frente das plenárias que abrem os dois primeiros dias do 12º Congresso GIFE – “Desafiando Estruturas de Desigualdade”. Marina Silva abre o evento, na mesa que dá título a esta edição.  Anielle Franco fará parte da agenda que inicia o segundo dia: “O Investimento Social está pronto para promover equidade racial?”. Elas chegarão ao Congresso no momento em que o governo Lula  completará 100 dias de administração.

Neste período, Marina Silva tem levantado as bandeiras da transição energética  e da crise climática; pauta que está levando o governo a elaborar um decreto para declarar estado de emergência em mais de mil municípios. Já Anielle Franco, recentemente eleita uma das “Mulheres do Ano” pela revista Time, tem capitaneado uma mudança estrutural no governo. Para combater as desigualdades raciais do país, ela defende que, primeiro, o poder executivo olhe para sua própria equipe: é ela quem lidera a mudança para que pelo menos 30% das vagas dos cargos em comissão e função de confiança na administração pública federal sejam ocupados por pessoas negras. E tem convocando prefeitos a aderirem ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Equidade racial como objetivo da filantropia

No primeiro dia, além da ministra de meio ambiente, participará da conversa o diretor do Decolonizing Wealth Project e Liberated Capital, Edgar Villanueva. Ele é consultor estratégico de impacto social e de investimentos com foco na promoção da equidade racial.

Já na mesa da ministra de Igualdade Racial estarão Giovanni Harvey, diretor executivo do Fundo Baobá para a Equidade Racial, e Paula Miraglia, co-fundadora, publisher e diretora geral do Nexo Jornal e da Gama Revista.

O 12º Congresso GIFE acontece entre os dias 12 e 14 de abril no Memorial da América Latina, em São Paulo. Inscreva-se aqui. Apoiada pela Vale, Fundação Bradesco, Fundação ArcelorMittal, Fundação Ford, Fundação Itaú e Porticus, a edição de 2023 também celebra os 35 anos da Constituição Federal e do seu Artigo 5º, trecho que estabelece direitos fundamentais. 

Saiba mais sobre a plenária “Desafiando as Estruturas de Desigualdades” Para ler mais sobre a plenária “O Investimento Social está pronto para promover equidade racial?”, clique aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional