Mês da Filantropia Negra: o amor como ferramenta de transformação e justiça social

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 31/07/2023

Inspirado nas obras da escritora e ativista bell hooks, a edição deste ano do Mês da Filantropia Negra tem como tema “Love in action – Amor em ação: Cultivando o amor como ferramenta de liberdade e ação social”, e busca colocar o amor como protagonista das discussões e enxergá-lo como uma ferramenta indispensável para a liberdade e a ação social. O mote do evento remonta ao resgate do significado da filantropia como “amor pela humanidade”. No contexto da filantropia negra, destaca-se o poder do amor-próprio negro como um ato que promove direitos humanos, impulsionando a justiça racial, social, econômica, de gênero e ambiental para as comunidades negras em todo o mundo.

No Brasil, as ações do Mês da Filantropia Negra começam no próximo dia 3, sob a coordenação do GIFE. Pela primeira vez, o país receberá a cientista social, porta-voz em equidade racial no mundo e criadora do Black Philanthropy Month (BPM), Dra. Jackie “Bouvier” Copeland.

Premiada internacionalmente por inovar em iniciativas sociais que beneficiam milhões de pessoas, “Jackie”, como é conhecida, estará presencialmente no BPM Brasil 2023 e conduzirá a abertura do encontro do dia 3. Outros especialistas também estarão no evento. Entre eles, Aline Odara, idealizadora e diretora-executiva do Fundo Agbara, primeiro fundo filantrópico de mulheres negras do país; Giovanni Harvey, diretor executivo do Fundo Baobá para a Equidade Racial; Ligia Margarida, presidente da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD); Paulo Rogerio Nunes, cofundador da aceleradora de impacto social Vale do Dendê; Luana Batista, coordenadora de pesquisa na Iniciativa PIPA e no Instituto Gesto; e Cassio França, secretário-geral do GIFE.

Em 2023, o Mês da Filantropia Negra tem apoio da editora Elefante e do Instituto Nu.

Mês da Filantropia Negra

Em todo o mundo, o BPM mobiliza, em média, cerca de 17 milhões de pessoas em 60 países. No Brasil, o encontro do próximo dia 3 — presencial, em São Paulo — terá também o objetivo de apontar caminhos para o fortalecimento da filantropia negra. 

De acordo com o Censo GIFE, de 1.015 iniciativas filantrópicas mapeadas em 2020, executadas com Investimento Social Privado (ISP) pelas instituições associadas ao GIFE, 40% tinham relação transversal com temas sobre diversidade e equidade, sendo a pauta racial o maior destaque.

“Investir recursos privados em iniciativas que beneficiam milhares de pessoas é contribuir para a redução das desigualdades, a promoção de desenvolvimento social e inclusão, o pleno exercício da cidadania e para uma nação efetivamente democrática”, afirma o secretário-geral do GIFE, Cassio França.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional