Mostra Ecofalante seleciona filmes com temática ambiental

Por: GIFE| Notícias| 18/12/2017

Em um mundo em desenvolvimento acelerado, é preciso ressaltar e incentivar práticas que atentem para a proteção ambiental. Isso pode ser feito em várias áreas do conhecimento, e o cinema é uma delas. Por isso, estão abertas as inscrições para a sétima edição da Mostra Ecofalante, competição latino-americana de Cinema Ambiental.

Qualquer obra finalizada a partir de 2016 e que não tenha sido exibida comercialmente em São Paulo pode ser inscrita na premiação. Não há restrição de duração ou gênero, mas os filmes devem tratar de temas ambientais, como: energia; água; mudanças climáticas; consumo; povos e lugares; ativismo ambiental; resíduos sólidos; contaminação ou poluição; políticas públicas socioambientais; mobilidade; habitação; áreas verdes; áreas urbanas; alimentação; economia verde; globalização; vida selvagem; sustentabilidade; entre outros.

A comissão de seleção irá considerar para avaliação critérios como: qualidade artística e técnica e relevância temática da obra.

Sobre os aspectos técnicos, os produtores que se interessarem em participar devem enviar, na ficha de inscrição, um link com senha do vimeo, youtube ou outra plataforma para que a organização acesse o filme, que deve ser salvo em Blu-ray, ProRes 422 (HQ) ou DCP.

Ainda, é preciso que o responsável pela obra aceite a veiculação do trailer, trechos ou imagens para divulgação da mostra e, caso o filme seja selecionado, o detentor dos direitos autorais deverá autorizar a exibição gratuita do filme durante a Mostra e pelo período de um ano depois do evento, isso é, de julho de 2018 até julho de 2019.

Ao todo, serão três prêmios. O melhor longa-metragem escolhido pelo júri, ou seja, filmes com duração a partir de 60 minutos, receberá um total de R$ 15 mil. Já o melhor curta-metragem, de até 59 minutos, receberá R$ 5 mil. Além dessas duas categorias, os filmes também serão disponibilizados para votação do público.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de janeiro. A ficha de inscrição pode ser acessada neste link. A lista de filmes selecionados será divulgada no site do festival, e os responsáveis pela inscrição serão contatados pelo email cadastrado.

O regulamento completo da mostra está disponível no site. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (11) 3814-9099 ou encaminhadas para o email [email protected].


Apoio institucional