Nexo e GIFE lançam série ‘Democracia em (re)construção’

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 30/09/2022
democracia

Em parceria com o GIFE, o Nexo lançou a série “Democracia em (re)construção”, com o objetivo contribuir para o debate sobre o tema no país.

Nas próximas semanas, serão publicadas reportagens, entrevistas e artigos que refletem a importância da sociedade civil, dos investidores sociais e da filantropia para o fortalecimento da democracia.

“Essa parceria amplia a voz da filantropia e do investimento social privado brasileiro para além de suas fronteiras. A qualidade e a amplitude do projeto jornalístico do Nexo fazem com que esta colaboração seja geradora de reflexões relevantes para a (re)construção da democracia no Brasil”, reforça Cassio França, secretário-geral do GIFE.

Paula Miraglia, cofundadora e diretora-geral do Nexo, afirma que o momento é crucial para refletir sobre o tema. “O fortalecimento da democracia é algo que se dá a partir das perspectivas e práticas de diversos atores. Esta parceria permite trazer aos nossos leitores e leitoras o olhar de um investimento social privado comprometido com os valores democráticos e com a redução das desigualdades”, afirma.

Democracia e Investimento Social Privado

A democracia ampliou o mandato da sociedade civil e convocou diversos setores, classes,  grupos e organizações para colaborar com a superação dos múltiplos desafios relacionados às profundas e históricas desigualdades sociais.

Para o GIFE, o regime político democrático é aquele que permite que a relação Estado de Direito e Sociedade Civil ocorra na direção do desenvolvimento político, social e cultural que o país precisa. “É no exercício contínuo da democracia que pretendemos fortalecer a filantropia e o investimento social privado no Brasil como agentes capazes de contribuir para a transformação social”, afirmam em nota pública Inês Mindlin Lafer, Maria Alice Setubal, Beatriz Johannpeter e Denise Aguiar, atual e ex-presidentas do Conselho de Governança do GIFE.


Apoio institucional